Saúde

 

Publicado em: 03/11/2014 11:53 | Autor: Jivago França

Passeata marca Campanha “Outubro Rosa” em Jacarezinho


Whatsapp

 

Jacarezinho- Uma passeata pela rua Paraná marcou o fim da campanha “Outubro Rosa” em Jacarezinho. O evento aconteceu na manhã da última quinta-feira (30) e contou com a participação de Servidores da Secretaria Municipal de Saúde, além de colaboradores do projeto.

 

Esta iniciativa que visa conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. “A campanha não é somente importante no mês de outubro. Nos devemos trabalhar com a prevenção do câncer de mama e também a de câncer de colo uterino o ano todo. A mulher que ela se cuida previne não só a doença dela como também a de toda a família, porque uma mulher doente não consegue cuidar do seu filho, do seu marido, da sua casa”, destacou o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio.

 

Campanha

 

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

 

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

 

Brasil

 

A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.