Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 20/05/2014 09:58 | Autor: Departamento de Cultura

Teatro de Tábuas se apresenta amanhã em Jacarezinho

A companhia Teatro de Tábuas se apresentará em Jacarezinho nesta quarta (21) às 14 horas. O evento será em forma de cortejo e passará por três pontos. O inicio será na Escola Imaculada Conceição, em seguida partirá para a Feira da Lua e por último na praça Rui Barbosa no centro da cidade. A companhia trará para a cidade o projeto “Canções Populares”.

O evento em Jacarezinho acontecerá em parceria do Departamento Municipal de Cultura com a empresa Duke Energy, concessionária geradora de energia elétrica que opera 8 usinas ao longo do rio Paranapanema. O Circuito Cultural Duke Energy pelo quarto ano consecutivo irá circular na região.

Espetáculo

Por maiores que sejam os mares e os oceanos, por mais que tenham feito e ainda façam a economia mundial girar e liguem continentes, culturas e povos. Por mais que tenha sido berço de piratas e monstros marinhos lendários e que tenham incendiado a criatividade de grandes escritores, um mar será tão rico quanto o rio de uma aldeia, do que um pequeno rio que banha uma cidade ou um vilarejo, pois ali brotam estórias e lendas que se fazem vivas no imaginário daquela comunidade, ali se brincou quando menino, se pescou quando moço e se viveu quando homem ao longo de gerações.

Por isso o projeto “Canções Populares” tem o objetivo de resgatar e difundir lendas que se escondem no leito e nas margens do imenso Rio Paranapanema, e difundir tudo isso através de um espetáculo cênico-musical que dará vida a tais memórias ribeirinhas.

“Trazer este espetáculo para Jacarezinho faz parte de uma política cultural que indistintamente promove linguagens artísticas e manifestações culturais que colocam os jacarezinhenses em contato com espetáculos de alto nível. Este espetáculo, em particular, é belíssimo não apenas pelo excelente trabalho dos atores, mas por ser encenado pelas ruas da cidade, resgatando a cultura popular ao mesmo tempo que envolve o público. Por isso convido a todos a acompanharem o itinerário e participarem da apresentação“, declara a diretora de cultura Suzana Bett Bagio.

A lenda selecionada foi a da “Mãe do Ouro”, coletada pelo grande folclorista brasileiro Luis da Câmara Cascudo. A estória acontece nos tempos do garimpo, onde o escravo pai João após um longo período sem encontrar ouro nas minas de seu ganancioso patrão, recebe a visita de uma santa, uma entidade mística que lhe aponta o caminho para imensas pepitas, despertando ainda mais a cobiça do patrão cruel, mas a santa pede ao cativo que não revele de nenhuma forma a localização da mina.

O patrão contrariado com a recusa de homem, manda surrar-lhe severamente, novamente a santa aparece e permite a Pai João que diga a localização da mina, mas que se retire de lá ao meio dia. Ele assim faz, e neste exato horário a mina desaba sobre o patrão que nunca mais foi visto. O espetáculo foi elaborado para acontecer em forma de um cortejo de rua, onde a estória será contada em três paradas de aproximadamente 30 minutos cada, convidando a todos para acompanhar, cantar, ouvir e partilhar um pouco desse imenso universo que é o imaginário popular.