O município de Jacarezinho adotou a campanha “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. PROTEJA”, do Ministério do Turismo e Secretaria Nacional dos Direitos Humanos. O objetivo do projeto é combater a exploração sexual infantil e o enfrentamento a violência contra a criança e o adolescente. Ela é uma das campanhas prioritárias durante a copa do mundo.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Jacarezinho realizou na manhã desta segunda-feira (19) paralisações de conscientização do combate ao abuso sexual infanto-juvenil. Equipes ficaram posicionadas estrategicamente na esquina da avenida Getúlio Vargas com a rua Coronel Alcântara entre outros locais para a maior disseminação de cartilhas com orientações sobre o dia 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Com o lema “A infância pede socorro”, a campanha deste ano contou com ampla divulgação em Jacarezinho. A intenção da distribuição das cartilhas é evitar e diminuir a exploração sexual contra as crianças e adolescentes da cidade. O 18 é considerado o dia “D” do combate. “Precisamos levar a informação ao maior numero possível de pessoas para evitar que casos de abusos e explorações aconteçam na cidade”, destacou o secretário de Assistência Social, Sidnei Ferreira.
O que é violência sexual?
É uma violação dos direitos sexuais, porque abusa e/ou explora do corpo e da sexualidade, seja pela força ou outra forma de coação, ao envolver crianças e adolescentes em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica, ou ao seu desenvolvimento físico, psicológico e social. Denuncie anonimamente para o conselho tutelar (3911-3109), polícia militar ou civil, ou pelo telefone do CREAS em Jacarezinho: 3911-3025.