Geral

Publicado em: 07/04/2014 14:51 | Fonte/Agência: Câmara Municipal de Jacarezinho | Autor: Assessoria/Câmara

VEREADORES PEDEM AUXILIO PARA ENTIDADES

Os vereadores de Jacarezinho Fúlvio Boberg (PMDB), José Izaías Gomes, o Zola (PT), Luciane Alves (PT) e Ricardo Toneti, o Fucinho (PT) solicitaram ao deputado estadual Evandro Junior (PSDB) auxilio para as entidades Associação Jacarezinhense de Atendimento ao Deficiente Auditivo e Atendimento ao Deficiente Visual (AJADAVI) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

"São duas entidades importantes em nossa cidade que merecem atenção", enfatiza a vereadora Luciane Alves. A AJADAVI é referência no trabalho com deficientes visuais e auditivos há quase trinta anos. Seu projeto inicial previa atender apenas alunos de Jacarezinho, mas acabou acolhendo a demanda da região. A entidade vai além do ensino da LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) e do BRAILE (Sistema de Leitura por tato), ela oferece atendimento multidisciplinar, com fonoaudiólogo, psicólogo, neurologista e outros profissionais.

APAE

A Escola Especial Maria de Nazaré (APAE) iniciou suas atividades em janeiro de 1968. É filiada à Federação Nacional das APAES sob o nº. 048. Declarada Utilidade Pública pela Lei Municipal nº. 485 de 07/05/1968, Lei Estadual nº. 6.000 de 12/09/1969 e pelo Decreto Federal nº. 73.348 de 20/12/1973, sendo inscrita no C.G. C. sob o nº. 78.212.271/000-06. Foi registrada no C.N.S.S. do Mec. sob nº. 245716/68 em11/09/1969. Possui o certificado de Entidade de Fins Filantrópicos pelo processo nº241. 297/74, sendo registrada na Secretaria de Estado da Saúde E Bem Estar Social sob nº. 709.

As APAES se esforçam em garantir todos os direitos, para a pessoa com deficiência intelectual, inclusive à saúde, devido sua fundamental importância para o desenvolvimento da aprendizagem. Por isso surgiu a oportunidade do credenciamento junto ao SUS (Sistema Único de Saúde), para promover assistência à saúde através de uma equipe multiprofissional atuando nas especificidades terapêuticas, através de um atendimento humanizado que prioriza a construção de vínculo interdisciplinar entre clientes, profissionais, famílias, escola e comunidade visando saúde, qualidade de vida e cidadania.