Publicado em: 27/03/2014 09:34 | Autor: Jivago França

Vigilância Sanitária conclui Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho por meio da Vigilância Sanitária concluiu na última sexta-feira (21) o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA) no município. Ao todo, 23 agentes de endemias realizaram a amostragem em 984 imóveis de diferentes áreas do município.

O LIRA é feito para detectar a frequência de criadouros do mosquito transmissor da dengue e quais as ações devem ser desencadeadas para o combate. De acordo com o diretor municipal da Vigilância Sanitária, Danton Guimarães, o índice obtido no município, foi de 2,6%, o que indica situação de alerta. Segundo o Ministério da Saúde, os índices recomendáveis são: inferior a 1% em condições satisfatórias, de 1% à 3,9% em situação de alerta e superior a 4% com risco de surto de dengue.

Ainda de acordo com Guimarães, após as análises do levantamento, foi observado que os principais criadouros do mosquito transmissor da dengue no município são os reservatórios de água não elevados, como tambores, tonéis e pneus, além de vasos e pratos de plantas e bebedouros de animais. Os bairros com maior índice de número de criadouros são as vilas Leão e Prestes e o Centro.

A Vigilância Sanitária aconselha os moradores a evitarem que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos. Também é aconselhável na acumular materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios, tratar adequadamente a piscina com cloro, lavar com escova e sabão vasilhas de água e comida dos animais de estimação pelo menos uma vez por semana. Colocar areia nos pratinhos de plantas e remover duas vezes por semana a água acumulada em folhas, além de manter a lixeira tampada, não acumular lixo e entulhos e guardar os pneus secos em locais cobertos também fazem parte dos conselhos.

No caso das plantas como bromélias, a Vigilância Sanitária aconselha a utilizar um jato forte de água na axila das folhas a cada dois dias. A retirada da água e limpeza das bandejas externas da geladeira também faze parte dos conselhos dados para evitar a propagação e eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Guimarães ainda alerta que os locais mais prováveis que a fêmea coloque os ovos são os locais que ficam à sombra e com água limpa.