Publicado em: 08/01/2014 08:01 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Secretário de Saúde faz balanço de suas atividades

O Secretário Municipal de Saúde de Jacarezinho, Geraldo Luiz Romão, avaliou nesta semana que o primeiro ano à frente da pasta foi marcada por várias dificuldades e ações que irão beneficiar diretamente a população jacarezinhense.

Pergunta: Quais foram às principais dificuldades ou problemas enfrentados no ano de 2013?

Geraldo Romão: Foram vários problemas. Inclusive junto ao SAMU, que logo no início do ano houve uma ameaça de paralisação dos serviços. Mas logo conseguimos superar este ponto. Temos a ausência de um sistema informatizado que permite o planejamento, controle e acompanhamento das atividades. Pelo porte de Jacarezinho, deveria haver um sistema deste há muito tempo.

Outro problema são os convênios para o programa "Tratamento Fora do Domicílio" para levar pacientes para tratamentos em grandes centros. A Secretaria precisa gerenciar uns dez contratos diferentes, além de controlar despesas próprias de manutenção, seguros, entre outros. Além disto, herdamos uma frota de veículos insuficiente, já antigos, bastante rodados e deteriorados.

Pergunta: E na parte administrativa?

G.R: Inexistência de um setor ou departamento especifico que cuide do planejamento e acompanhamento das ações e atividades próprias da Saúde. Nos anos anteriores era centralizada muita coisa na Secretaria de Planejamento. Isto facilitava o controle político da gestão, mas não transferia saberes e responsabilidades para o quadro próprio da Secretaria.

Além disto, também tivemos problemas decorrentes da necessidade de reorganização na área administrativa da Prefeitura, do Departamento de Licitações, o que, por via de consequencia, dificultou também os nossos trabalhos.

Pergunta: O que pode apontar como avanço em sua pasta?

G.R: Conseguimos algumas situações que são primordiais na área da saúde pública. Eliminamos filas de espera na área de vários tipos de exames, tais como os de cardiologia (eletrocardiograma, eletroencefalograma, holter 24 horas, teste de esforço), os de tomografia computadorizada, ressonância magnética e alguns tipos de ultrassons. Mantivemos estáveis os indicadores de saúde e o município livre da dengue.

Também montamos alguns projetos que deverão ser implementados em 2014, como o NASF (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família) e o CEO/JAC (Centro de Especialidades Odontológicas de Jacarezinho), este ainda em fase de aprovação pelo Ministério da Saúde. Inserimos todas as equipes de Atenção Básica no Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade do Ministério da Saúde, graças à adesão dos componentes das várias equipes.

Pergunta: O que podemos dizer em relação a obras?

G.R: Demos início à construção da Academia da Saúde da Vila Setti e conseguimos concluir o processo licitatório para a construção da UBS Pompéia/Vila Setti. A reforma do Posto Central deverá ser concluída até fevereiro e a UBS Panorama no primeiro semestre. Para fechar as ações também aderimos ao Programa Saúde na Escola, cuja ações e atividades a serem desenvolvidas por nossas equipes em parceria com a Secretaria de Educação no início deste ano letivo.

Pergunta: Quais as perspectivas para 2014?

G.R: Vai ser um ano muito difícil. Talvez algumas dificuldades possam ser superadas, ou não, por se tratar de um ano político, com eleições para os executivos e legislativos da União e dos estados. Mas, de qualquer forma, vamos ter que batalhar por mais recursos financeiros e também para superar alguns problemas crônicos na área de pessoal.

Deveremos, também, resolver a questão da falta de profissionais médicos em algumas de nossas unidades. Propusemos ao Prefeito a contratação por prazo determinado de profissionais para as unidades de Marques dos Reis e Parque Bela Vista e para suprir ausências por férias ou licenças em outras unidades. O processo foi elaborado e está em andamento na área jurídica do Município.

Mas vamos, com certeza, melhorar as condições dos que dependem de transporte para o tratamento de saúde em Londrina, Curitiba e até mesmo Santo Antonio da Platina: A Câmara Municipal abriu mão de recursos de um fundo que se destinava à construção de prédio próprio para o Legislativo Jacarezinhense, com a condição dos valores serem aplicados em investimentos na área da Saúde. Por conta disto vamos poder ambulância e micro-ônibus novos. Também estamos contando com recursos do PAN que o Dr. Sérgio conseguiu junto ao governo do estado e que serão utilizados parcialmente na área da Saúde, com a aquisição de uma VAN, de uma ambulância e de um micro-ônibus novos. Desta forma vamos estar com nossa frota quase toda renovada e ampliada. E temos, ainda, a promessa de uma outra ambulância a ser cedida pela Secretaria de Estado da Saúde. E, quanto ao setor de Tratamento Fora do Domicílio como um todo, temos, ainda, outro projeto para dar maior racionalidade aos serviços.

Independentemente disto, precisamos readequar a legislação municipal que trata do Programa Saúde da Família, reformulando valores e cargas horárias para compatibilizá-la com as portarias do Ministério da Saúde que regulamenta o assunto. Após esta providência estaremos em condições de propor a organização de um concurso público para a contratação de profissionais, inclusive médicos, em novas e talvez mais atrativas condições.

Ainda sobre médicos, o Município aderiu ao Programa "Mais Médicos", do Ministério da Saúde, e a promessa do ministro é a de que até abril tenhamos quatro novos profissionais em nossa cidade. Vamos esperar para ver.