Uma parceria que tem dado certo aos longos dos últimos anos. O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) realizam a entrega de órteses, próteses, meios de locomoção, bolsas de colostomia e óculos gratuitamente para pacientes que precisam deste serviço em toda a região.
Os pacientes são encaminhados pelos municípios para o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro que faz uma triagem para as colocações de próteses e órteses. A enfermeira Padrão do CISNORPI, Janaina Luiz Pereira, explica que é um trabalho social e gratuito para atendimento destas pessoas que precisam urgentemente destas órteses e próteses. "Na primeira visita, eles tiram as medidas necessárias e no máximo em 15 dias voltam para serem colocadas às peças e feito os ajustes", ressalta a enfermeira Padrão.
Funcionários do CISNORPI juntamente com alunos do curso de Fisioterapia auxiliam os pacientes e também os técnicos durante o dia da medição e colocação das peças. Para ser contemplado pelo programa de órtese e prótese é necessário procurar o serviço social do município de origem, bem como a solicitação médica em mãos.
A OPR visa suprir às necessidades e funções ou melhorar as mesmas, alinhando, prevenindo e corrigindo os problemas apresentados pelo beneficiado, com isso tal programa gera diretamente maior independência a atividades de vida diária e consequentemente melhora a interação e independência do indivíduo na sociedade.
O que são órteses e próteses? Ambas são peças ou aparelhos. A prótese substitui de forma artificial uma parte do corpo danificada por doença ou acidente (por exemplo, pinos metálicos, válvulas cardíacas etc.). Já a órtese auxilia o desempenho de um órgão do corpo (por exemplo, marca-passo etc.).
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.