A velhice não é doença, é um processo biológico universal e progressivo. A qualidade de vida do idoso depende muito de sua interação com a família e com a sociedade. Dentre os principais fatores de socialização, um dos mais importantes é a comunicação.
O processo de envelhecimento leva a modificações que afetam desde voz, (dificuldade de modulação por atrofias da musculatura e por fixação das cartilagens, queda na qualidade vocal), ate alterações importantes como problemas para engolir, falhas de memória, entre outros.
Muitas vezes o idoso começa a apresentar dificuldades para se comunicar e com o tempo vai sendo deixado de lado tanto pela família como pela Comunidade em que vive. Alguns que não falam e que às vezes são tratados
como não Iúcidos podem na verdade estar com alguma alteração tratável.
Aos primeiros sinais de dificuldade ou impossibilidade de comunicação e/ou alteração nas funções respiração, mastigação e deglutição, é fundamental o encaminhamento para um Fonoaudiólogo. Após uma avaliação fonoaudiológica.
Este profissional pode desde orientar a família no aprimoramento da comunicação, até detectar se o idoso não apresenta uma patologia que necessite de tratamento específico, como Afasia, Doença de Parkinson, Disfagia, etc.
O Fonoaudiólogo pode melhorar e aperfeiçoar a comunicação do idoso, tratando e prevenindo eventuais alterações de fala e linguagem, inserindo-o novamente na sociedade como um indivíduo ativo e participativo.
A sociedade precisa começar a encarar os idosos sem preconceitos e sem estereótipos, deixando de pensar neles como pessoas inúteis, não produtivas, doentes, gagás, etc. Devemos Iembrar que a velhice é uma fase natural da vida e chega de forma inexorável para todos.
O idoso pode apresentar algumas dificuldades, mês com a atenção e cuidados específicos, e velhice pode ser encarada tanto pelo o individuo como pela família como uma fase bastante positiva e proveitosa. Para falar e ouvir melhor procure sempre um Fonoaudiólogo.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.