Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 26/11/2013 11:29 | Autor: JDS Comunicação

Lançamento oficial do livro “Crônicas de Cesar Cardozo” no Paraná será em Jacarezinho

Jacarezinho - O lançamento oficial do livro “Crônicas de Cesar Cardozo” no estado do Paraná, acontece nesta quarta-feira (27) a partir das 19 horas no Conjunto Amadores de Teatro (CAT). O autor que é natural de Jacarezinho, atualmente mora em Balneario Camboriú (SC). Na semana passada, Cesar passou por Jacarezinho após 36 anos longe da cidade. “Vim conhecer, pois sai daqui pequeno e não conhecia pessoalmente toda a beleza da minha cidade natal”, destacou o escritor.

A primeira cidade do Paraná a receber o lançamento do livro será Jacarezinho, pois além de ser a cidade natal do escritor, também é um local estratégico para ele, pois os lançamentos no estado de São Paulo começaram por Ribeirão Preto e seguem por cidades do interior.

Cesar conta que cada crônica de seu livro tem em torno de 3 páginas. De todas as 70 crônicas do livro, uma cita a cidade de Jacarezinho desde o nome e outra da referencias, mas não cita o nome do município, mas de acordo com ele, foi pensada em Jacarezinho. “São casos reais e também fictícios. As crônicas de Jacarezinho são de lapsos de memória que tenho dos poucos anos da minha infância aqui”, destacou ele durante visita recente.

Segundo Cardozo, ele foi embora da cidade com apenas quatro anos, pois seu pai era delegado (Agostinho Cardozo Neto) e precisou ser transferido para outra localidade. “Além da atividade principal como delegado, meu pai que diz ter amado Jacarezinho, também foi professor na Faculdade de Direito e ajudou fundar o extinto Colégio Pedro II” lembrou o escritor.

Lançamento

O evento que conta com apoio do Departamento Municipal de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e do portaljnn.com, será o lançamento de algumas crônicas sobre a cidade natal do autor. Dentro do livro, textos remetem ao tempo em que ele viveu em Jacarezinho e as coisas boas do interior do Paraná.

Formação

Cesar Cardozo é formado em direito e letras. Ele ainda fez especialização na University of San Diego (Universidade de San Diego) no sul da Califórnia nos Estados Unidos da América. “Existe no livro ainda duas ou três crônicas de quando morei nos Estados Unidos, mais especificamente em San Diego”, disse. Cesar tem dois irmãos, mas é o único nascido em Jacarezinho. No futuro, Cesar planeja voltar a Jacarezinho para ministrar palestras sobre como escrever um livro. “Não é difícil escrever um livro”, afirmou Cardozo.

Livro

O livro “Crônicas de Cesar Cardozo” conta histórias e estórias de personagens à procura de saída. “Histórias de redenção que quase nunca chegam a acontecer: uma prostituta que quer sair da vida fácil, órfãos que já nem esperam sair do orfanato, meninos confrontando o próprio medo atrás de uma cachorrinha que talvez nunca encontrem”, conta durante o livro.

O tema da busca pela salvação visto por vários ângulos: da misericórdia que está em todos os sinais visíveis, mas a senhora amarga não percebe, até a conversão interna de um criminoso que parece nunca poder cumprir sua pena diante dos outros. A busca da salvação sendo, muitas vezes, uma nostalgia da pureza infantil, fazendo com que vários desses personagens sejam crianças, mas muitas vezes lidando com guerras, vergonhas e perdas, tentando matar padres e crescer do jeito que der, ainda que retendo sempre na memória a época pura em que iam cantando em duplas caipiras e salvando o mundo com suas bicicletas envenenadas. E no processo doloroso do crescimento, alguns desses personagens se salvam enganando o diabo em um duelo de violas ou matando a saudade de casa, do outro lado do mundo, cantando uma triste canção em português para que ninguém entenda nada a não ser a emoção. Este livro é uma coletânea de pequenas crônicas para que o leitor entenda muitas coisas, ou não entenda nada a não ser a emoção.

Serviço:

Lançamento oficial livro “Crônicas de Cesar Cardozo” no Paraná