Educação, Cultura e Esportes

 

Publicado em: 22/11/2013 11:03 | Autor: Isabela Mattiolli / SESC

Trajetória do Fejacan é relembrada na primeira noite do festival


Whatsapp

 

A oitava edição do Festival Jacarezinhense da Canção (Fejacan), iniciada ontem (21), passeou pela história do evento musical e sua relação com o município de Jacarezinho. Promovido pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, por meio do Sesc, e pela Prefeitura, desde 2006 como mostra musical, o festival relembrou parte de sua trajetória iniciada em 1981 – ano em que mantinha o caráter competitivo. 

 

Do cenário ao making of com depoimento de seus idealizadores, Maria de Lourdes e Emanuel Gonçalves Vieira, essa história foi recontada. As 14 músicas apresentadas na primeira noite do evento, contaram com a sonoridade de novos participantes e de veteranos da mostra. O mineiro de Araguari, Luiz Salgado, soma quatro participações no Fejacan – festival em que ele diz se sentir em casa. “É sempre uma alegria estar aqui”, comentou o músico que foi selecionado pela edição 2013 com a canção “Noite e viola”, que abriu as apresentações.

 

Já as meninas do Grupo Sampri trouxeram o samba produzido no Mato Grosso do Sul. Essa foi a primeira vez que as irmãs Renata, Magali e Luciana foram selecionadas pelo Fejacan com as músicas “Retrato do cotidiano” e “Menino travesso”. Para Renata, compositora das canções, essa é a primeira de muitas apresentações e prometeu novidades do samba para as próximas edições. 

 

Um dos nomes em ascensão da música popular brasileira, Thiago Augusto, de São Paulo (SP), trouxe para a edição 2013 do Fejacan a música “Meu pé esquerdo”. Seguido pela viola do gaúcho Valdir Verona, com a música “Cores de outono”. Quem também se apresentou na primeira noite do festival foi Tonho Costa, de Londrina (PR), com a música “O sapato”. 

 

De Mossoró (RN), Elizabeth Freitas trouxe a música “Cantar pelo mundo”, revelando suas participações em festivais – iniciada no ano passado, quando também foi selecionada pelo Fejacan. Moreno Morais, de Porto Alegre (RS), foi mais um representante gaúcho da primeira noite do evento. Ele cantou e tocou a música “Vai saber” para o público do Cine Iguaçu.

 

O estilo recitativo do músico João Leopoldo, de Sorocaba (SP), causou curiosidade nos jacarezinhenses com a música “É fácil ser difícil”. Zebeto Corrêa veio de Belo Horizonte (MG) para se apresentar com a canção “O sal”, no evento. 

 

Representando a cidade de Jacarezinho, Rodrigo Mariano e Rosana Rosa foram aclamados pelo público, que aprovou a canção composta por Rodrigo e interpretada por Rosana “Conversa ao pé da noite”. Para o músico, foi uma honra ver sua música receber acordes de músicos profissionais e poder se apresentar na sua cidade pelo festival. 

 

Também de Londrina, Fábio Brinholi retornou a Jacarezinho para apresentar a música “Grande avenida”, fruto de seu mais novo trabalho “Meu jardim”. O multinstrumentista Sandro Livahcki, de Americana (SP), foi selecionado pela mostra com a música “Flores do cangaço”.

 

Memória do festival

 

A última apresentação da primeira noite do Fejacan 2013 foi o resultado de um grande encontro promovido pelo Sesc Jacarezinho e pela Prefeitura. Os músicos do extinto Grupo Arco Íris, vencedores da edição de 1984 – quando o festival ainda mantinha o caráter competitivo, se encontraram novamente no palco do Cine Iguaçu para relembrar a premiação da música “Nação Tupi Guarani”, que lhes resultou o título daquele ano. Segundo o gerente executivo do Sesc Jacarezinho, Sergio Tiburcio, o convite ao grupo foi feito pela comissão organizadora do festival, para relembrar a relação do Fejacan com a cidade. “O objetivo dessa participação especial é reunir músicos da cidade que foram vencedores da edição de 1984 para relembrar a época em que o festival mantinha caráter competitivo”, ressalta. 

 

De acordo com Venilton, compositor da canção, o convite foi o reencontro não apenas de músicos, mas de amigos. “O Sesc e a Prefeitura foram muito felizes nessa ideia de resgatar um pouco a história do festival e as pessoas que dele participaram. Esse foi um resgate de uma amizade que já dura 30 anos”, contou.

 

De acordo com o prefeito de Jacarezinho, Sergio Eduardo de Faria, a parceria mantida com o Sesc no festival que completa oito anos, engrandece a cultura da cidade. “É uma alegria para nós sermos parceiros de um evento com essa envergadura, que conta com músicos de diversos cantos do nosso país”, comentou. Essa edição contou com 400 músicas inscritas – 25 delas selecionadas para se apresentar durante as duas noites do festival, que encerra hoje (22), com 11 canções e o show do cantor e compositor Peninha, a partir das 20h30. Os ingressos estão esgotados.