Educação, Cultura e Esportes

 

Publicado em: 13/11/2013 12:58 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Alunos do 3º ano do ensino fundamental realizam Avaliação Nacional da Alfabetização


Whatsapp

 

A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) teve início nesta semana nas escolas municipal de Jacarezinho. Ela obedecerá um cronograma que se estende até o dia 18 de novembro.

A Coordenadora do Ensino Fundamental professora Isabel Cristina, juntamente com a orientadora de estudos (3º ano) da formação continuada do PNAIC, professora Liliane Milanezi Lopes, acompanharam os primeiros "passos" da Avaliação Nacional da Alfabetização na turma da professora Andréa na EMEF Professora Maria Tereza de Andrade Quevedo.

"A ANA servirá para medir o conhecimento das crianças e ajudará no cumprimento do Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) - que estabelece que todas as crianças até os 8 anos de idade sejam alfabetizadas em português e matemática", ressalta a Professora Isabel Cristina que coordena a formação continuada do PNAIC. 

A ANA deverá produzir informações sistemáticas sobre as unidades escolares, de forma que cada unidade receba o resultado global. Será uma avaliação censitária, de larga escala e servirá para a produção de índices sobre a alfabetização e letramento dos estudantes. A ANA será aplicada anualmente.