Publicado em: 27/07/2010 16:48 | Fonte/Agência: AENotícias | Autor: Fonte:

Governo diz que habitação deve ser prioridade no Paraná

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Everaldo Moreno, lançou o Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS), durante a Escola de Governo desta terça-feira (27). \"É uma ferramenta, um dispositivo que respalda as determinações do Ministério das Cidades e planeja as ações da política habitacional no Paraná\", afirmou o governador Orlando Pessuti.

Para o governador a Cohapar retoma o rumo dinâmico de trabalhar em favor de uma política habitacional eficiente para todo o estado. \"Da mesma forma como, no início deste governo, apenas 50 cidades tinham Plano Diretor e a ampliação desse número se tornou uma das principais metas do governo, vamos nos dedicar para que o plano habitacional mapeie as necessidades de cada cidade\".

A Cohapar será o agente coordenador e organizador da pesquisa, com a responsabilidade de desenvolver políticas de habitação no Estado. \"Vamos fazer um diagnóstico habitacional de todas as faixas de renda, inclusive no meio rural, nos 399 municípios paranaenses\", explicou o presidente da Cohapar.

\"Será um trabalho construído em parceria com o Ministério das Cidades, através da Caixa Econômica Federal, e com várias secretarias, órgãos do governo estadual e sociedade civil\", destacou Moreno. Ele informou ainda, que depois de feito o mapeamento completo das necessidades será possível orientar todos os segmentos que participam do processo de construção e de atendimento à moradia do Paraná.

FAVELAS - O plano vai também radiografar as favelas, as moradias impróprias, as áreas de ocupação inadequadas, como fundos de vale, áreas de charco e áreas de risco, não incluídas nas pesquisas de outros institutos. \"Isso nos possibilitará direcionar as políticas futuras para eliminar as favelas e moradias impróprias. Assim traçaremos de forma ordenada, essa parceria entre o Estado e iniciativa privada, para atender a demanda habitacional, prevendo inclusive, o crescimento demográfico habitacional até 2023\", disse Moreno.

Para o prefeito de Diamante do Norte, Pedro Edivaldo Selani, presidente da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar), o plano será muito importante para todos os municípios, porque vai buscar as reais necessidades e demandas. \"Esse mapeamento vai contribuir para que os prefeitos possam buscar os recursos nos lugares certos, nos programas definidos tanto pelo governo federal como estadual, além contribuir para a fixação das famílias nos municípios, evitando sua migração para os grandes centros urbanos\".

O Plano Estadual de Habitação de Interesse Social - PEHIS irá consolidar o planejamento da ação estadual referente à questão habitacional, a partir da elaboração do diagnóstico do setor habitacional e das carências de moradia nas diversas regiões do Estado, estabelecendo as diretrizes, linhas programáticas, fontes de recursos, metas e indicadores com o objetivo de promover o acesso à moradia digna no Estado do Paraná.