O prefeito

Publicado em: 04/10/2013 11:54 | Autor: Jivago França / Dep. de Comunicação

Dr. Sérgio destaca importância durante abertura oficial da Ficafé 2013

O Prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio destacou durante a abertura da Ficafé 2013, a importância da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná para a cidade, região, estado e país. A solenidade de abertura oficial aconteceu na manhã desta quinta-feira (3) no auditório principal da feira no Centro de Eventos de Jacarezinho.

O diretor-presidente da Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), Rubens Ernesto Niederheitmann, esteve no evento e representou o Secretário Estadual da Agricultura, Norberto Anacleto Ortigara e o Governador Beto Richa. Também estiveram na abertura, o diretor-presidente do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), Florindo Dalberto, o diretor executivo do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, o Deputado Federal Abelardo Lupion, o diretor financeiro da Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), João Luiz Rodrigues Biscaia, o vice-prefeito de Jacarezinho, José Carlos Molini, além dos presidentes da ACENPP (Luis Roberto Saldanha Rodrigues) e COCENPP (Luiz Fernando Andrade Leite).

Para o prefeito de Jacarezinho, a realização da feira a cada ano melhora. “Ano a ano a parceria cresce e o evento também, com isto toda a cidade, o estado e o pais tem a ganhar. Devemos ser persistentes para conseguirmos conquistar nossos objetivos, assim como todos aqui batalharam para que esta feira fosse o que é hoje”, destacou Dr. Sérgio.

O representante do governador na solenidade, Rubens Ernesto, falou sobre a melhoria da cafeicultura no Paraná. “A Ficafé ajuda a fortalecer a cafeicultura no Paraná. Isto é um marco para o estado, um brilhantismo para  o café do Paraná”, frisou o presidente da Emater. Para o diretor executivo do Sebrae/PR, a feira mostra o trabalho realizado no dia a dia dos cafeicultores. “Não é apenas produzir café, mas com qualidade, para poder distribuir para o mundo todo”, disse. Ele ainda parafraseou um trecho do livro do técnico da seleção brasileira de voleibol masculino, Bernardinho. “O sucesso é a preparação”, afirmou.

O presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (ACENPP) frisou a importância das parcerias. “A feira começou aqui na cidade onde se formou através da produção de café e ela só foi realidade graças as parcerias com o Sebrae e demais parceiros”, destacou Luis Saldanha. O diretor-presidente do Iapar lembrou o começo da cafeicultura no Paraná. “A entrada do café no Paraná começou por aqui (Jacarezinho), e o que foi o portal de entrada está sendo o portal da resistência do café no Paraná. Ele não vai desaparecer, mas sim melhorar cada vez mais”, afirmou Florindo Dalberto. “Esta feira é o exemplo de que o sonho existe e com trabalho e dedicação ele jamais vai morrer”, finalizou.

“Estamos em um momento mais que especial para a cafeicultura do Paraná nos últimos anos. Não vai ser uma geada, uma seca, uma chuva que vai nos desanimar. Os produtores são guerreiros e não aceitam a derrota de forma alguma, parabéns” frisou o Deputado Federal Abelardo Lupion. Ao final da solenidade aconteceu a premiação do I Concurso de Qualidade Sabores do Norte Pioneiro do Paraná. Dentre todas as amostras, 30 tiveram pontuação acima de 84 na tabela SCAA (Specialty Coffee Association of America) de cafés especiais. A maior pontuação ficou com o produtor de Lavrinha, Edilton Inácio Cardoso que alcançou média de 88 pontos. Todos receberam certificado e medalhas.