O primeiro dia da sexta edição do maior evento da cafeicultura do Paraná, a Ficafé 2013 em Jacarezinho, neste primeiro dia (2) contou com participação de centenas de produtores e visitantes de todo o Brasil. A feira segue até sexta-feira (4) no Centro de Eventos de Jacarezinho.
O Prefeito Municipal, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio também compareceu ao evento na companhia do Secretário Municipal de Comércio, Indústria, Turismo e Serviços, Homero Pavan Filho e Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Nilton Batista do Prado. No período da tarde, o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, João Paulo Carreteiro também compareceu no evento.
“Este evento que já se tornou tradição em Jacarezinho ajuda a movimentar a cidade e trazer novidades. Existe uma expectativa de público de aproximadamente quatro mil pessoas nos três dias. Temos um orçamento que já foi colocado para incentivar a Feira. Estamos estudando para aumentar esta parceria para uma maior expansão”, frisou o prefeito Dr. Sérgio.
Para o presidente da Cooperativa de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – Cocenpp, Luiz Fernando Andrade Leite, a maior preocupação é “trazer o que há de melhor para os produtores. Tivemos aqui um dos maiores especialistas de a café a nível mundial”, destacou. Ainda de acordo com ele, a satisfação é ver os produtores interessados nos assuntos abordados.
Além das palestras técnicas, a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná conta ainda com mini cursos, rodadas de negócios, expositores e degustação de cafés. A feira é totalmente gratuita. Durante o dia no II Simpósio de Difusão Tecnológica do Norte Pioneiro do Paraná, o doutor Fábio Moreira da Silva da Universidade Federal de Lavras (UFLA) falou sobre a gestão de mecanização de lavoura cafeeira.
No período da tarde o doutor Roberto Thomaziello palestrou no auditório principal sobre manejo de produção da lavoura cafeeira para sustentabilidade. As duas palestras tiveram como publico alvo alunos das faculdades de ciências agrárias, colégios técnicos, profissionais e técnicos atuantes na cafeicultura e cafeicultores.
A FICAFÉ 2013 é uma realização do Sebrae/PR, ACENPP, Cooperativa de Cafés Especiais Certificados do Norte Pioneiro do Paraná (COCENPP), além do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEAB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Associação dos Municípios Norte Pioneiro (Amunorpi), da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi).
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.