Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 05/09/2013 11:44 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Programa para aumentar participação de empresas locais é lançado em Jacarezinho

O Comitê Gestor da Lei Geral da Microempresa propôs na manhã desta quinta-feira, 5, um programa permanente de incentivo e capacitação das empresas locais interessadas em participar nas compras efetuadas pelos órgãos públicos.

O evento que aconteceu na Câmara Municipal contou com o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, o vice-prefeito José Carlos Molini, os vereadores Diogo Augusto Biato Filho, Fabiano Saad, Fúlvio Boberg, José Izaías Gomes e Luciane Alves, além de representantes de vários órgãos públicos.

"Estimamos, em caráter preliminar, um potencial de compras públicas de R$ 50 milhões ao ano. Isso significa que a economia do município pode movimentar R$ 300 milhões graças às compras governamentais, com reflexos positivos sobre o nível de emprego, aumentos na lucratividade e na produtividade das empresas", avalia Odemir Capello, consultor do SEBRAE em Jacarezinho. "O desafio é levantar o valor dessas compras e ampliá-las", ressaltou Capello.

Jacarezinho é um dos 13 municípios do estado do Paraná em que o Programa irá funcionar. Foi decisiva para a escolha a adesão do Município ao Programa Cidade Empreendedora, iniciado no mês de abril. A iniciativa conta com a parceria de diversas entidades, coordenadas pela Secretaria Municipal do Comércio, Indústria, Turismo e Serviços.

Para o prefeito de Jacarezinho a ação é muito importante. "Estamos em contatos com empresas para a instalação em Jacarezinho. Este programa é muito importante, pois a soma de esforços torna o trabalho mais leve para cada um dos parceiros e faz com que os objetivos sejam alcançados mais rapidamente", ressalta Dr. Sérgio.

Segundo José Carlos Molini as iniciativas desenvolvidas pelo Comitê Gestor se tornam importantes para atrair novas empresas. "O empresário primeiro ele estuda a cidade para ver se é rentável para seus negócios. Estamos começando com a base que são os pequenos e micro empreendedores para estamos fortalecidos cada vez mais", argumenta o vice prefeito.

Como funciona

Na primeira etapa, o Programa necessita da criação de um ambiente favorável para que as ações possam acontecer. Gestores dos órgãos públicos existentes na cidade foram convidados para a reunião desta quinta-feira quando sensibilizou a importância do Programa, mostrar suas vantagens econômicas, tirar dúvidas e constituir um grupo de trabalho.

O SEBRAE vai identificar o real potencial de compras públicas em Jacarezinho por meio da aplicação de pesquisas. O próximo passo é relacionar as empresas interessadas em participar de licitações e vender seus produtos ou serviços, identificar entraves e apontar soluções.

"Muitas empresas deixam de aproveitar oportunidades de negócios por falta de conhecimento. A ACIJA vai oferecer suporte aos empresários, em parceria com o SEBRAE, e estruturar um escritório de compras públicas, onde eles saberão quem está comprando o que, quando, e principalmente, auxiliando-os a entender os editais de licitações", explica Laércio Taborda, presidente da entidade.

O Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Homero Pavan Filho, ressalta que a oferta de serviços de suporte a entidades e órgãos públicos interessados faz parte das ações do Compra Jacarezinho. "Já realizamos dez encontros do Comitê Gestor e todos os órgãos estão convidados para trabalharmos em conjunto neste projeto de fortalecimento das empresas locais", finaliza Homero Pavan Filho.