Publicado em: 27/08/2013 11:08 | Autor: Jivago França / Dep. de Comunicação

Jacarezinho avalia a situação da saúde durante “IX Conferência Municipal de Saúde”

O prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, Dr. Sérgio destacou durante a abertura da IX Conferência Municipal de Saúde realizada na manhã desta sexta-feira (23) no Cine Teatro Iguaçu, alguns aspectos importantes na área da saúde em Jacarezinho.

Segundo Dr. Sérgio, embora a situação da saúde no município tenha evoluído nas últimas décadas e melhorado seus indicadores básicos, muito resta, ainda, a ser feito para uma melhoria efetiva no atendimento das necessidades da população. “Falta ainda um comprometimento maior dos profissionais médicos que atendem nas unidades municipais de saúde. Caso houvesse este maior compromisso dos médicos, teríamos uma redução dos encaminhamentos para as especialidades e diminuiria o fluxo de pacientes em busca de atendimento no Pronto Socorro”, destacou o prefeito.

Para o secretário municipal de saúde, Geraldo Romão, mesmo com a pouca participação da população na conferência, os objetivos foram alcançados. “Os participantes tiveram oportunidade de apresentar suas idéias e sugestões para fundamentar a elaboração do Plano Municipal de Saúde para o período 2014-2017, em complementação às propostas apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde”, disse Romão.

Os temas apresentados nas plenárias revelam a preocupação do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria para o momento atual. A enfermeira Melina Peterson falou sobre a situação da saúde no município e sobre a estrutura de atendimento, além dos vários programas e os indicadores de saúde alcançados. Já o assessor do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (COSEMS/PR), Wagner Mancuso Faria destacou a importância das redes de atenção a saúde e sobre a abordagem do atendimento integral a saúde.

Durante a conferência, o secretário Romão apresentou os recursos financeiros para a saúde, além de propostas da secretaria para o Plano Plurianual da Saúde de 2014 a 2017. A palestra final ficou por conta do professor da UNESP de Araraquara, Wagner de Melo Romão que falou sobre o papel da comunidade no controle social.

Além das palestras e discussões, a conferencia ainda teve a apresentação e aprovação da moção de apoio ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular, coordenado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no sentido de obrigar a União a aplicar em saúde pelo menos 10% da arrecadação de tributos federais, uma antiga reivindicação da sociedade e dos que lutaram pela implantação da Reforma Sanitária.

A conferência municipal que aconteceu de dois em dois anos, de acordo com uma Lei Municipal de 1997, contou com participação de representantes da área da saúde municipal e estadual, da 19ª Regional de Saúde com sede em Jacarezinho. Dezenas de pessoas acompanharam a conferência.