Na tarde desta sexta-feira, 23, foi inaugurado o Museu Diocesano de Jacarezinho Dom Ernesto de Paula (Sacro-Histórico), o primeiro da cidade. A solenidade contou com o bispo Dom Antônio Braz, o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, e o reitor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Eduardo Rando.
“É apenas o início, onde as pessoas poderão conhecer a história de nossa cidade”, enfatiza o bispo Dom Antônio Braz. Ele ainda ressaltou que inicialmente é um resgate religioso, mas que está aberta para contribuição da comunidade para enriquecer o museu. O local terá o primeiro responsável o seminarista Jéferson da Luz, aluno do primeiro ano de Teologia da Diocese de Jacarezinho.
Para o prefeito de Jacarezinho é de extrema importância um espaço como este. “Iremos entrar em contato com todas as secretárias e colocar a disposição o que tivermos de objetos históricos para enriquecer ainda mais o acervo deste belo local”, enfatiza Dr. Sérgio. Além disto, ele já solicitou à Secretária Municipal de Educação, Magda Cristina de Souza, que agende com as escolas municipais uma visita ao novo local histórico da cidade.
Saiba quem foi Dom Ernesto de Paula (Segundo Bispo de Jacarezinho)
Monsenhor Ernesto de Paula Nasceu em cinco de fevereiro de 1899, na cidade de São Paulo, filho de Luiz de Paula e Constantina Cundari de Paula. Fez seus estudos de preparação ao sacerdócio no Seminário Menor de Pirapora e, na sequência estudou Filosofia e Teologia, no Seminário Maior do Ipiranga. Após sua Ordenação sacerdotal, trabalhou na capital de São Paulo como diretor e orientador de associações religiosas.
Mais tarde ocupou o cargo de Vigário Geral da Arquidiocese de São Paulo, onde recebeu a nomeação para Bispo de Jacarezinho. Foi ordenado Bispo na Catedral provisória de São Paulo no dia quatro de janeiro de 1942. No dia 22 de fevereiro de 1942, Dom Ernesto tomou posse solene da Diocese de Jacarezinho na presença de uma multidão de fiéis e das autoridades.
Entre sua principais atividades na Diocese, Dom Ernesto construiu o Palácio Episcopal e a Cúria e começou a construção da Catedral, porém sua passagem pela Diocese de Jacarezinho foi rápida, e em 14 de setembro de 1945 se despede e vai para Piracicaba, Estado de São Paulo, onde foi nomeado como primeiro Bispo daquela Diocese.
Dom Ernesto faleceu em São Paulo no dia 31 de dezembro de 1994 aos 95 anos de idade, foi sepultado na cripta da Catedral da Sé em São Paulo. Porém, no dia 31 de dezembro de 2012, a urna contendo os restos mortais de Dom Ernesto de Paula, foi transladada para a Catedral de Santo Antonio, em Piracicaba, sua sepultura está à direita do altar principal da Catedral, por ele idealizada e construída.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.