Publicado em: 13/08/2013 09:35 | Autor: Marcos Junior / Dep. de Comunicação

Parcerias auxiliaram no atendimento à comunidade contra Hepatite B

O Departamento Municipal de Epidemiologia de Jacarezinho realizou na última semana realizou campanha de prevenção contra hepatites virais B e C. O evento contou com a parceria do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) e SESC durante atendimento no bairro Aeroporto.

O Consórcio de Saúde disponibilizou alguns de seus profissionais para orientar a população sobre os cuidados preventivos e tratamento contra a Hepatite B. Participaram a nutricionista Danielly Faria, a Assistente Social Paula A. Santos da Silva, a enfermeira Janaína Luiz Pereira e as técnicas de enfermagem Ana Lúcia Rodrigues e Taís Carlos realizaram testes de glicemia, colesterol e orientaram sobre a importância da alimentação saudável.

Além dos atendimentos no bairro Aeroporto, também houve uma noite especial para atendimento à comunidade. “Foram atendidas pessoas que não podem realizar estes testes durante o dia. Antes a faixa entre 29 e 49 anos não estava entre os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e a partir deste mês essa parcela da população está coberta”, comenta Suelene Manfré, diretora do departamento epidemiológico.

Como estratégia de divulgação houve mobilização dos Agentes Comunitários de Saúde e alunos do Curto Técnico de Vigilância em Saúde, que orientaram e distribuíram panfletos no comércio e empresas locais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 400 milhões de pessoas no mundo já são portadores do vírus da hepatite B. Já a Hepatite C são mais de 200 milhões de pessoas infectadas. A principal forma de transmissão ocorre através do compartilhamento de seringas e outros materiais com sangue contaminado.

Transmissão do VHB

O vírus da hepatite B está presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer por via perinatal, isto é, da mãe para o feto na gravidez, durante e após o parto; por via horizontal, através de pequenos ferimentos na pele e nas mucosas; pelo uso de drogas injetáveis e por transfusões de sangue (risco que praticamente desapareceu desde que o sangue dos doadores passou a ser rotineiramente analisado). As relações sexuais constituem outra via importante de transmissão da hepatite B, considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), porque o vírus atinge concentrações altas nas secreções sexuais.

Sintomas

De modo geral, os principais sintomas da infecção aguda pelo vírus VHB são semelhantes aos da hepatite A: náuseas, vômitos, mal-estar, febre, fadiga, perda de apetite, dores abdominais, urina escura, fezes claras, icterícia (cor amarelada na pele e conjuntivas).

A hepatite aguda pode passar despercebida, porque a doença ou é assintomática, ou os sintomas não chamam a atenção. Outra particularidade é que a maioria dos pacientes elimina o vírus e evolui para a cura definitiva. Em menos de 5% dos casos, porém, o VHB persiste no organismo e a doença torna-se crônica.

Prevenção

A maneira mais segura e eficaz de prevenir a infecção pelo VHB é tomar as três doses da vacina contra a hepatite B, assim distribuídas: a segunda 30 dias depois da primeira e a terceira, seis meses depois da primeira.