Educação, Cultura e Esportes

 

Publicado em: 12/08/2013 08:20 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Secretária de Educação de Jacarezinho participa de evento nacional


Whatsapp

 

A Secretária Municipal de Educação de Jacarezinho, Magda Cristina Souza Nogueira, participou na última semana do evento "Sala Mundo 2013" que foi realizado em Curitiba. O evento é o maior encontro brasileiro de educadores e gestores e busca reunir num mesmo espaço, pensadores e realizadores do ensino.

Em 2013, o encontro teve como tema central de discussão a sala de aula e seus vários aspectos. Contando com a apresentação de mais de 20 profissionais ligados à formação humana, o Sala Mundo teve como objetivo gerar reflexões e expandir soluções para problemas comuns vividos por quem trabalha com educação. Ministro da Educação Aloizio Mercadante abriu a edição 2013 com uma palestra sobre a realidade e as perspectivas para o futuro da educação brasileira.

Através de gráficos e mapas, o Ministro da Educação ilustrou com indicadores que a educação no Brasil ainda não está no patamar que deveria, embora tenha dado um enorme salto de qualidade e de resultados nos últimos anos, pois nos últimos 20 anos evoluímos de 37% para 91% o índice de analfabetismo no Brasil. Segundo Aloízio Mercadante, até 2016 todas as crianças até 4 anos deverão estar na escola e 50% nas creches.

O Programa Brasil Carinhoso foi aplaudido quando explicado os novos formatos de licitação e construção de escolas, que levam metade do tempo e dispõe de uma infraestrutura superior a do ensino privado. Ele também arrancou aplausos da plateia ao definir como foco da educação da rede pública a matemática, português e ciências, por serem matérias de formação do cidadão, além de firmar o foco na formação dos educadores, a fim de melhorar a qualidade das creches.

O Ministro apresentou também o programa que isenta o professor que optar pela licenciatura na rede pública do pagamento do FIES, além de entender que a iniciação tecnológica dentro da sala de aula deve iniciar pelo professor - caso contrário este será atropelado pelo aluno, que já faz uso de recursos tecnológicos rotineiramente - oferecendo aos educadores tablets personalizados, para que tenham ferramentas de trabalho como qualquer outro profissional que necessite de acesso à internet.