Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 27/07/2013 14:48 | Autor: Com informações Agência de Notícias

Jacarezinho participou da macro conferência sobre resíduos sólidos

Representantes de 104 municípios da região Norte do Paraná participaram na última semana da segunda Conferência Macrorregional de Meio Ambiente que aconteceu em Londrina. Também participaram representantes dos municípios da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI).

"Queremos auxiliar os 399 municípios do Paraná na implementação da Lei 12.305/2010, que cria a Política Nacional dos Resíduos Sólidos", afirmou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luz Eduardo Cheida, na abertura do encontro. Outra medida em andamento, segundo Cheida, é a agilização do licenciamento ambiental dos aterros. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), autarquia da Secretaria do Meio Ambiente responsável pelos licenciamentos, está preparado para atender os municípios com rapidez. Para isso investiu recentemente em capacitação de pessoal sobre as mais novas técnicas e legislações a respeito da disposição final dos resíduos sólidos.

Um exemplo de aterro consorciado que já realidade na região é o formado pelos municípios de Joaquim Távora, Quatiguá, Guapirama, Jundiaí do Sul e Conselheiro Mairink. Segundo Viviane Chueiri, administradora do consórcio, a experiência está dando bons resultados. "Fizemos um primeiro consórcio para a construção e manutenção do aterro e a experiência deu tão certo que já projetamos um novo consórcio, desta vez para a coleta seletiva e reciclagem".
As propostas aprovadas nas conferências macrorregionais serão encaminhadas para a Conferência Estadual, que acontece nos dias 5 e 6 de setembro, em Foz do Iguaçu. A 4a. Conferência Nacional do Meio Ambiente será entre os dias 24 e 27 de outubro, em Brasília, e contará com a participação de 50 delegados paranaenses.