Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 18/07/2013 14:07 | Autor: Wendy Comunicações

Conferência Regional do Meio Ambiente tem público superior a 300 pessoas

A IV Conferência Regional do Meio Ambiente aconteceu nesta quinta-feira, 18, no Centro de Eventos de Santo Antônio da Platina. Um público superior a 300 pessoas participaram da abertura do evento que teve o tema central a atenção aos lixões e aterros sanitários.

O Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), Luiz Eduardo Cheida, ressaltou que o Estado do Paraná tem atualmente 214 lixões espalhados nos 399 municípios paranaenses. "Lançamos o desafio de construir aterros sanitários em forma de consórcios. Em Santa Catarina não existe nenhum lixão", enfatiza Cheida.

O Secretário Estadual também ressaltou que de 100% dos resíduos sólidos encaminhados aos "lixões", mais de 85% poderia ser reciclado. "Com isto, economizaria espaço, dinheiro para o Poder Público e iria melhorar a qualidade de vida para a população", ressalta.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Jacarezinho, João Paulo Carretero, ressaltou a importância desta discussão para todos os municípios. "Estamos estruturando o nosso Aterro Sanitário. A Lei Federal 12.305/2010 visa que a partir de agosto do próximo ano não poderá mais haver lixões nas cidades", argumenta.

O prefeito de Guapirama Pedro de Oliveira explica que a melhor alternativa é a criação de consórcios para esta situação. "Juntamente com Joaquim Távora, Quatiguá, Jundiaí do Sul e Conselheiro Mairinck estamos providenciando o nosso Aterro Sanitário", enfatiza o prefeito. Ele ainda destaca que o local escolhido foi em Joaquim Távora e terá vida útil de dez anos, tendo a capacidade para receber 12 toneladas de lixo diariamente.

O prefeito de Tomazina e Presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI), Guilherme Cury, ressaltou que também foi criado o Consórcio Intermunicipal do Aterro Sanitário (CIAS) para trabalhar nesta questão. "Estamos juntos com Pinhalão, Ibaiti, Siqueira Campos, Jaboti e Japira. Com isto, os custos serão divididos entre os municípios consorciados e assim poderemos dar a destinação correta aos lixos", argumenta o prefeito de Tomazina.

Técnico

Durante o período da tarde os participantes se dividiram em quatro eixos para debater sobre vários assuntos e priorizar cinco propostas por ramo para serem levadas à Conferência Estadual do Meio Ambiente que acontece nos dias 5 e 6 de setembro em Foz do Iguaçu.

Serão quatro eixos: "Produção e consumo sustentável" (Facilitadora - Mariza de Gaspari), "Redução dos Impactos ambientais" (Facilitadora - Viviane Chueire), "Geração de trabalho, emprego e renda" (Facilitador - Fernando Maluf) e "Educação Ambiental" (Facilitadora - Lenir).