Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 08/07/2013 15:54 | Autor: Jivago França / Dep. de Comunicação

Jacarezinho realiza Conferência Intermunicipal de Cultura

A cidade de Jacarezinho realizou na última sexta-feira (5) no Cine Teatro Iguaçu no centro da cidade, a Conferência Intermunicipal de Cultura. O evento foi promovido pelo Departamento e pelo Conselho Municipal de Cultura à partir das 13 horas.

Com o tema “Uma política de estado para a cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura, na organização da gestão e no desenvolvimento da cultura brasileira”, o evento contou com participação de dezenas de pessoas ligadas a cultura na região.

Para o Diretor Municipal de Cultura, Jucelino Biagini, a realização do evento na cidade ajuda a agregar conhecimento e compartilhar experiências. Biagini destacou a importância do Plano Nacional de Cultura logo na abertura do evento.

“Estou contente com a participação e os apontamentos feitos pela sociedade. Foram muito bem colocados e pontuais nas propostas que possam dar soluções e resolver os problemas das demandas locais de curto, médios e longos prazos. Outro objetivo destacado foi preservar a memória cultural de Jacarezinho e o patrimônio físico, além de buscar meios de otimizar fatores econômicos culturais”, destacou Biagini.

Plínio Marcondes Madureira ministrou a palestra, onde especificou da importância da cultura ser expandida e chegar até o coração da população. Logo após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para discussão dos quatro eixos: Eixo I - Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Eixo II - Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Eixo III - Cidadania E Direitos Culturais E Eixo IV - Cultura e Desenvolvimento. Ao fim do evento foram eleitos os delegados, como sendo: governamental: Jucelino Biagini e não governamental: Gabriel Jesus Monteiro e Oscar de Oliveira.