Publicado em: 10/06/2010 16:57 | Fonte/Agência: AENotícias | Autor: Fonte:

Jacarezinho terá Centro da Juventude

O governador Orlando Pessuti assinou nesta quinta-feira (10), durante o Programa de Descentralização do Governo, em Londrina, as autorizações para início das obras dos Centros da Juventude de Cambé, Jacarezinho e Londrina. Assinaram também as autorizações a secretária da Criança e da Juventude, Thelma Alves de Oliveira, e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Wilson Bley Lipski.

Em Londrina, o Centro da Juventude será construído no bairro Aquiles Sthenghel e custará R$ 2,3 milhões. Em Cambé, a obra orçada em R$ 2,1 milhões estará localizada no Jardim Castelo Branco. Em Jacarezinho o investimento será de R$ 2,1 milhões e será construído no bairro Aeroporto.

Segundo a secretária Thelma Alves de Oliveira, esta é a primeira política pública direcionada exclusivamente para o jovem. \"É um projeto que segue o conceito de socialização saudável, para que os adolescentes e jovens possam aproveitar esta fase da vida seguindo esta perspectiva\", destacou.

Para a prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, o Centro da Juventude é resultado de uma importante parceria entre governo e prefeitura e que vai resultar num importante projeto destinado aos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

Os Centros da Juventude vão atender adolescentes e jovens, principalmente na faixa de 12 a 18 anos. O objetivo é que sejam espaços de referência para a juventude, acessíveis, abertos e democráticos, que possibilitem aos adolescentes produzir e acessar bens culturais e artísticos, participar de atividades esportivas, tecnológicas e profissionalizantes, além de desenvolver e participar de ações que favoreçam a formação pessoal, profissional e política.

Em todo o Paraná, serão construídos 30 Centros da Juventude com recursos do Tesouro do Estado através do Fundo da Infância e da Adolescência e mais quatro com outras fontes de financiamento.

No projeto arquitetônico elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano estão previstos equipamentos como laboratório de informática, biblioteca, auditório, salas multiuso; bloco para atividades esportivas, com praça, teatro de arena, pista de skate e ginásio poliesportivo, além de piscina para a prática de esportes aquáticos e de lazer. Os Centros da Juventude serão construídos pelo Governo do Paraná e mantidos pelas prefeituras.

As cidades que vão receber o Centro da Juventude são Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina, Cascavel, Guarapuava, São José dos Pinhais, Paranaguá, Castro, Maringá, Prudentópolis, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Piraquara, Campo Mourão, Pitanga, Irati, Apucarana, Lapa, Francisco Beltrão, Toledo, Pinhais, Umuarama, Telêmaco Borba, Paranavaí, São Mateus do Sul, Cambé, Palmas, Laranjeiras do Sul, Jacarezinho, Guaratuba, Ivaiporã e Curitiba, que contará com três destes espaços