Publicado em: 10/06/2013 14:52 | Autor: Marcos Junior / Wendy Comunicações

CISNORPI demonstra balancete para prefeitos

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI) entregou nesta segunda-feira, 10, aos prefeitos um balancete financeiro do mês de maio. Segundo o Presidente da entidade e prefeito de Cambará, João Mattar, a intenção é promover transparência nos atos realizados pelo Consórcio Público.

"Esta é ação que pregamos desde que assumimos em janeiro. É dinheiro público que deve ser mostrado o bom uso dele para o atendimento na área da saúde especializada. Esta é a primeira reunião ordinária que realizamos dentro da AMUNORPI e teremos muitas outras", enfatiza João Mattar.

Participaram da reunião os prefeitos Guilherme Cury (Tomazina), Dr. Sérgio (Jacarezinho), Pedro de Oliveira (Guapirama), Atahyde dos Santos (Wenceslau Braz), Edmar Alboneti (Barra do Jacaré), José Izac (Santana do Itararé) e Fernando Dolenz (Quatiguá), além de Secretários Municipais de Saúde.

O diretor Jurídico João Cleber Carulla e a diretora Executiva Crisleini Carulla explicaram a origem e a função administrativa do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro que começou a funcionar em 1996. "Somente em 2005 com a conhecida Lei dos Consórcios Públicos que ele foi regulamentado", enfatizou Cleber Carulla.

Os funcionários William Orestes e Ana Claudia Garcia demonstraram os balancetes do mês de maio e dos últimos três meses para um comparativo das receitas e despesas do CISNORPI nas suas atividades. O chefe da 19ª Regional de Saúde, Antônio Carlos Setti, destacou que em breve o Consórcio de Saúde deverá receber o repasse da manutenção das Unidades de Tratamentos Intensivos (UTI) instaladas no Hospital Regional. "Serão mais de R$ 100 mil e a equipe já está formada, ou seja, não haverá um impacto na despesa de manutenção", ressalta.

Repasse

Outro ponto bastante debatido durante a reunião foi o repasse dos municípios e do Governo do Estado para a manutenção do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro. "Se for para aumentar este valor que aconteça e que tenhamos serviços prestados de excelência", ressaltou o prefeito de Guapirama Pedro de Oliveira.

Segundo a diretora Executiva Crisleini Carulla já faz 8 anos que não acontece um reajuste dos valores pagos pelas Prefeituras. "Não podemos mais ficar na conversa. Temos que tomar uma decisão em conjunto para o atendimento médico na unidade", ressalta o prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio.

No próximo dia 28 de junho os prefeitos serão convidados para uma reunião na sede da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) para debaterem sobre reajustes. "É preciso formar uma comissão para poder acompanhar a situação da área da saúde pública e trabalhar em parceria com os municípios", enfatiza Dr. Sérgio.