Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 25/04/2013 15:15 | Autor: Marcos Junior / Jivago França - Dep de Comunicação

Equipamentos do “Patrulha do Campo” são entregues

O governador Beto Richa entregou oficialmente nesta quinta-feira, 25, em Jacarezinho os equipamentos do programa "Patrulha do Campo" ao Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Bacia do Paranapanema (G5). Eles serão encaminhados para Carlópolis que é o primeiro município que irá usar.

O Patrulha do Campo é coordenado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e executado pela Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (CODAPAR). Serão 45 dias em cada cidade e após Carlópolis os equipamentos serão encaminhados para Ribeirão Claro, Jacarezinho e Joaquim Távora. Também faz parte do Consórcio a cidade de Guapirama.

A melhoria das estradas rurais também é importante para garantir a trafegabilidade, fundamental para o bom funcionamento do transporte escolar, o acesso aos serviços de saúde, lazer e para o desenvolvimento econômico e social dos municípios. "As obras de adequação e melhoria dessas vias têm sido a maior demanda por parte dos municípios ao Governo do Estado", ressaltou Richa.

Além dos equipamentos, o Estado - por meio da Codapar - dá suporte e apoio técnico aos municípios. "Dentro de uma visão integrada aos programas existentes de conservação de solo, áreas no entorno das estradas, damos um acompanhamento técnico para a execução dos trabalhos", explicou Tino Staniszewski, presidente da Codapar. O órgão também fornece o projeto técnico de execução e/ou recuperação de cada estrada, que deve ser seguido pelos consórcios.

Cada patrulha é composta por uma escavadeira, um trator de esteira, uma pá-carregadeira, uma motoniveladora, um rolo-compactador, um caminhão-comboio, uma caminhonete e cinco caminhões basculantes. A cada três patrulhas, a Codapar também disponibilizará uma carreta para o transporte dos equipamentos. Todo o maquinário está avaliado em mais de R$ 4,5 milhões.