O Programa de Apoio ao Manejo e Fertilidade do Solo irá beneficiar pequenos produtores de todo o Norte Pioneiro. A assinatura do contrato foi realizada nesta quinta-feira, 25, em Jacarezinho pelo governador Beto Richa e o Secretário de Agricultura, Norberto Ortigara. O projeto tem um recurso estimado em mais de R$ 1,7 milhão.
Cada produtor familiar pode receber até dez toneladas que auxiliam na correção do solo para recuperar a fertilidade da terra e incentivar a produtividade. O programa é desenvolvido em conjunto com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR), que além de atuar na coordenação também prestará assistência aos beneficiados a fim de assegurar a correta aplicação do produto e o adequado manejo de conservação do solo.
O Secretário de Agricultura lembra que o projeto foi lançado pelo governador Beto Richa em setembro de 2011. "Nas duas primeiras fases conseguimos atender 13 municípios de nossa região e pretendemos aumentar ainda mais esta oferta de calcário aos produtores", enfatiza Norberto Ortigara. Para o prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, e o Secretário Municipal de Agricultura, João Paulo Carretero, é uma medida importante que Jacarezinho também participará da 3ª fase.
Participaram do projeto nas primeiras fases: Jacarezinho, Tomazina, Guapirama, Santana do Itararé, Wenceslau Braz, São José da Boa Vista, Pinhalão, Ibaiti, Ribeirão Claro, Japira, Jaboti, Conselheiro Mairinck e Joaquim Távora. Cada cidade pode cadastrar entre 70 a 100 produtores para receberem o calcário.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.