Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 17/04/2013 14:01 | Autor: Marcos Junior e Jivago França / Dep. de Comunicação

Rede municipal de ensino participa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

A rede municipal de ensino de Jacarezinho firmou nesta semana a participação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este pacto é um compromisso formal assumido pelo município de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

As ações do pacto baseiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada presencial para professores; distribuição e aumento de materiais didáticos e pedagógicos voltados para à alfabetização nas escolas; realização de avaliações  sistemáticas; gestão, controle social e mobilização da comunidade escolar. Assim é formado um conjunto integrado de ações para alfabetização e letramento de crianças no primeiro ciclo de alfabetização. “Isto contribui para a redução da distorção idade-série na educação básica e para a elevação do índice de desenvolvimento da mesma no Brasil”, explica a coordenadora do Ensino Fundamental professora Isabel Cristina D'avanso de Oliveira Candido.

A abertura deste programa ocorreu no fim de março com os professores de 1º, 2º e 3º anos, para os quais se destina a formação. O município conta com uma Coordenadora Local e três orientadoras de estudo que fazem o trabalho de formação dos professores: as professoras Silvana de Souza orientadora do 1º ano, Maria Cristina Serra  com 2º ano e Liliane Milanezi Lopes orientadora do 3º ano. Os encontros são quinzenais e acontecem na EMEF Professora Vera Cecília Lamim, os quais são acompanhados pela Coordenadora Local do Pacto no município e também coordenadora do Ensino Fundamental, Isabel Cristina.