Comércio e Indústria, Turismo e Serviços

Publicado em: 28/03/2013 11:03 | Autor: Marcos Junior / Jivago França - Dep de Comunicação

Jacarezinho busca ambiente ideal para empreender

O contrato entre o município de Jacarezinho e o SEBRAE, firmado na tarde de quarta-feira, 27, no gabinete do prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio (Democratas) é o ponto de partida de um amplo Programa que ambiciona transformar a cidade no melhor lugar da região para a abertura ou formalização de empresas.

Em seus três anos de duração, o “Cidade Empreendedora” vai atacar os problemas que atrapalham a vida de comerciantes, agricultores e industriais, estimular práticas associativas e facilitar o acesso dos pequenos empresários da cidade e do campo às compras públicas efetuadas pelo município.

Em palestra proferida a secretários municipais e ao Prefeito, o consultor Alcione Marques Fernandes revela que Jacarezinho efetuou compras no montante de R$ 25 milhões em 2012, e lamenta que a maior parte desses recursos seja destinado a fornecedores de outras localidades. “Em um município do Norte Pioneiro constatou-se que apenas 6% do total das vendas à Prefeitura foram aproveitadas por empresários locais, e a realidade em Jacarezinho não é muito diferente. O Programa que ora iniciamos vai esmiuçar esses números e propor formas de aumentar essa participação”, esclarece.

Pouco mais de 100 cidades no Paraná foram selecionadas para participar dessa etapa do Programa Cidade Empreendedora. O SEBRAE Regional Londrina escolheu 26 municípios apenas, dos quais 13 serão atendidos pelo escritório de Jacarezinho.

O prefeito municipal, Dr. Sérgio, entende que o programa de desenvolvimento local fundamentado na Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte vem se somar a outras iniciativas que estão em andamento no Município, como o Parque Tecnológico do Norte Pioneiro, a Incubadora de Empresas do Tecpar e o Pró-Negócios, programa próprio que oferece incentivos a empresas novas ou já existentes que desejam ampliar suas atividades em Jacarezinho.

Muitos empresários estão procurando terrenos para implantação de indústrias no Município, razão pela qual estudamos adquirir outras áreas com essa finalidade. Em palestra proferida pela ministra [da Casa Civil] Gleisi Hoffmann no sábado, durante a Efapi [em Santo Antonio da Platina], foram anunciados recursos para investimentos. Temos que aproveitar esse desejo do governo federal em estimular o crescimento do Produto Interno Bruto [PIB] brasileiro”, vislumbra o Prefeito.

A formalização de Empreendedores Individuais (EI) tem potencial equivalente à instalação de uma grande indústria, de acordo com a visão do consultor Odemir Vieira Capello. “Podemos dobrar o número atual, de pouco mais de quinhentos EIs com melhores resultados na distribuição das riquezas” pontua. “Para isso, precisamos desburocratizar o processo de abertura de empresas. Vamos oferecer o suporte necessário para que as licitações promovidas pela Prefeitura possam contar com a participação dos micro e pequenos empresários de uma forma mais intensa e efetiva”, sugere Capello.

Estrutura

Duas servidoras municipais receberão treinamentos para atender a Sala do Empreendedor, onde todas as orientações serão repassadas aos interessados. Segundo o Prefeito, “nos próximos dias será constituído o Comitê Gestor, coordenado pela Secretaria do Comércio, Indústria, Turismo e Serviços, que contará com a participação de secretarias municipais correlatas e representantes da sociedade civil organizada”, finaliza Dr. Sérgio.