Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 08/03/2013 13:48 | Autor: Marcos Junior / Jivago França - Dep de Comunicação

Palestra visa melhoria na qualidade do leite em Jacarezinho

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura de Jacarezinho e o Sindicato Rural Patronal da cidade, promoveu na tarde desta sexta-feira (8), uma palestra na sede do sindicato, sobre a qualidade do leite dos produtores. A palestra foi proferida pelo médico veterinário, Claudio Manoel do Livramento de Wenceslau Braz.

Segundo a veterinária do município, Michele Santos Ferreira, o objetivo é discutir a produção de leite de alta qualidade. "É importantíssimo o conhecimento, pois com a melhora, também reduz os gastos e aumenta a renda dos produtores", afirmou.

Ela explicou ainda que os produtores de leite do município tem total apoio da Prefeitura. "Também temos a assistência técnica aos produtores". Segundo Michele, em Jacarezinho existem hoje cerca de 70 produtores cadastrados. Destes, 40 participaram do evento juntamente com mais dez de outros municípios da região.

"A qualidade do leite é muito importante para as indústrias e produtores, tendo em vista sua grande influência nos hábitos de consumo e na produção de derivados. Por isso, é necessário conhecer alguns conceitos sobre a qualidade do leite, referentes à composição e condição higiênico-sanitária", explica o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, João Paulo Lima Carretero.

Já Marcio José de Andrade, responsável pelo setor na secretaria municipal, "a sociedade, cada vez mais exigente, anseia e busca por alimentos de qualidade.Atenta a esta realidade, a pecuária de leite vem sendo marcada por intenso processo de especialização da produção exigida, na mesma intensidade, quanto à qualidade do leite produzido nas unidades de produção".

Do ponto de vista de controle de qualidade, o leite e os derivados lácteos estão entre os alimentos mais testados e avaliados, principalmente devido à importância que representam na alimentação humana e à sua natureza perecível. "Os testes empregados para avaliar a qualidade do leite fluido constituem normas regulamentares em todos os países, havendo pequena variação entre os parâmetros avaliados e/ou tipos de testes empregados. De modo geral, são avaliadas características físico-químicas e sensoriais como sabor, odor e são definidos parâmetros de baixa contagem de bactérias, ausência de microrganismos patogênicos, baixa contagem de células somáticas, ausência de conservantes químicos e de resíduos de antibióticos, pesticidas ou outras drogas", enfatizou Michele.

No conteúdo da palestra estava: "Como produzir leite de alta qualidade", "Programa Nacional de melhoria da qualidade do leite", "Equipamentos para refrigeração", "Transporte", "Análise do leite", "Limites da contaminação bacteriana", "Medidas de higiene", "Refrigeração", "Tempo de conservação", "Controle da mastite", "Alimentação das vacas", "Contaminação do leite por antimicrobianos", "Controle da qualidade pelas indústrias" e "Prática de manejo na obtenção do leite".