Seis vereadores de Jacarezinho visitaram um Centro de Detenção e Ressocialização (CDR) no município de Cruzeiro do Oeste. Viajaram para o local os vereadores Diogo Augusto Biato Filho, José Izaías Gomes, Chico Serraia, Fabiano Saad, Valdir Maldonado e Fúlvio Boberg.
"Conversamos com moradores, comerciantes e policiais. É visto que é importante um projeto como este. Aumenta a segurança na cidade. Não tem esta conversa de que famílias de presos vão morar na cidade", ressalta o vereador Fúlvio Boberg.
O promotor de Justiça, Paulo José Galotti Bonavides, entregou um documento ao prefeito Sérgio Eduardo de Faria, o Dr. Sérgio, solicitando a construção de um Centro de Detenção e Ressocialização no município. "Estamos com verdadeiras panelas de pressão dentro de nossas cidades. As delegacias não são para abrigarem presos e infelizmente elas estão superlotadas", ressaltou o Promotor na ocasião.
O projeto para a doação de um terreno já está na Câmara Municipal. Devido às divergências de como seria o CDR, os vereadores resolveram visitar um local semelhante. Para o Presidente da Câmara, Diogo Augusto Biato Filho, foi um conhecimento válido para os vereadores. "A função da Câmara é fiscalizar e auxiliar no crescimento de nosso município. Quando temos dúvida sobre alguma situação, temos que ir atrás e conversar com cidades que já passaram por isto", enfatiza o vereador.
Ele ainda destaca que durante o dia em que estiveram no local conversaram com moradores, comerciantes e a população dos bairros próximos. "Eles nos contaram que a criminalidade na cidade reduziu drasticamente. O CDR tem capacidade para 1.100 presos e só é ocupado por 500 detentos. E como o projeto é regional, bate de encontro com alguns que destacam da vinda de famílias de presos mudarão para a cidade", argumenta. Antes da votação da doação do terreno, o Presidente da Câmara argumentou que convidará o Promotor de Justiça, Paulo José Galotti Bonavides, para explicar no plenário do Poder Legislativo.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.