Saúde

 

Publicado em: 28/01/2013 11:02 | Autor: Marcos Junior / Jivago França - Dep. de Comunicação

Mais 10 agentes são treinados para combater a dengue


Whatsapp

 

O departamento de Epidemiologia de Jacarezinho está realizando o treinamento de mais dez agentes para auxiliar no combate do mosquito Aedes Aegypti. Equipes já realizam visitas nas casas do município e fazem levantamento de índice de larvas.

"Temos que tomar medidas preventivas para impedir que aconteçam casos em nossa cidade", comenta Dalton Guimarães, diretor do departamento de Vigilância Sanitária. Dez agentes estão sendo treinados para estarem em campo para auxiliar na intensificação do trabalho de prevenção. Ele destaca que já houve um Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (LIRA) e que houve casos importados, ou seja, vieram de outras cidades.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Geraldo Luiz Romão, a principal preocupação em Jacarezinho no momento, são as caixas d'água não lacradas em algumas residências. "No momento são algumas caixas d'água que não estão totalmente vedadas. O mosquito utiliza os pequenos espaços, as frestas para entrar nestas caixas e com isto procriar. Algumas caixas estão ainda pior, onde ficam sem cobertura nenhuma", afirmou o supervisor de campo do combate a doença em Jacarezinho. "É preciso cuidar da caixa d'água. Tampe e mantenha ela fechada", aconselhou.

Entre os sintomas da dengue está febre alta (39º a 40º C), dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração (cansaço) e vermelhidão no corpo. Há suspeita de dengue se a pessoa apresentar febre alta e, pelo menos, dois sintomas relacionados com os sintomas apresentados anteriormente.