A escolha da candidata que será a rainha do Carnaval de Jacarezinho este ano será feita na noite de sexta-feira (1 de fevereiro) com um show da banda Jair Supercap Show na Praça Rui Barbosa. Cada uma das quatro escolas de samba indicará duas candidatas, além das outras que se candidatarão ao posto. As inscrições para concorrer ao título de rainha do Carnaval vão até o dia 25 de janeiro no Departamento de Cultura da Prefeitura de Jacarezinho.
Além da escolha da rainha, outra novidade neste ano no Carnaval de rua em Jacarezinho, será os dias de desfile. As escolas descerão a rua Paraná no sábado (9) e na segunda-feira (11), diferente dos outros anos, onde os desfiles aconteciam no domingo e terça-feira. Além das quatro escolas está confirmada até o momento a presença de um bloco.
O Diretor Municipal de Cultura, Jucelino Biagini, explicou que neste ano a outra novidade fica por conta do desfile não ser uma competição como ocorria em edições anteriores. "Não há tempo e estamos com limitação de orçamento. Não ficou nada em caixa da administração passada. O desfile sem competição foi decidido depois de duas reuniões com os dirigentes das escolas de samba", afirmou.
Biagini ainda conta que há outras novidades que estão sendo estudadas pelo departamento. "Temos ideias de colocar tendas comerciais em algumas esquinas, banheiros químicos e iluminação colorida" disse o Diretor de Cultura. Segundo ele, a decoração carnavalesca deste ano será feita por grafiteiros da comunidade que receberão um treinamento do dia 28 de janeiro até dia três de fevereiro. "Teremos ainda uma banda tocando marchinhas durante o desfile", destacou.
Escolas
Participarão do Carnaval de Rua 2013 em Jacarezinho, duas escolas da Vila São Pedro (Unidos do Morro e Unidos do Cruzeiro), uma da Vila Setti (Obatalá) e uma do Aeroporto (União de Bairros), além do bloco do Jardim Alves, que ainda não tem um nome definido, pois surgiu recentemente. "Estamos em contato ainda com o bloco dos 'Cirroses', pois eles já fazem parte da tradição do Carnaval", explicou o Diretor de Cultura.
Enredos
Jucelino Biagini explica ainda que pelo pouco tempo para produção e por não ser desfile de competição, algumas escolas optaram por utilizarem enredos anteriores. "Algumas vão resgatar enredos antigos", disse. Ele revelou ainda que outra inovação será a proposta para as escolas da utilização de carros alegóricos construídos, ao invés de descer em cima de tratores e caminhões. "A proposta acontece por dois motivos, por menor custo na decoração e pela segurança, pois caminhão ou trator pode perder o freio, por exemplo, e acabar em tragédia, mas os carros alegóricos não, pois são empurrados, não possuem motor", explicou.
Futuro
Para os próximos anos, o Diretor de Cultura planeja a elaboração de cursos e workshops para a criação de enredos e construção de alegorias, adereços e fantasias. "Vamos buscar a qualificação para sempre melhorar nosso Carnaval que já é tradição em toda a região. Queremos já otimizar o Carnaval de 2014", projeta Biagini.