Gabinete

Publicado em: 08/01/2013 11:44 | Autor: Diórgenes Gonçalves – Prefeitura Ribeirão Claro

Consórcio G6 tem presidente reeleito

O prefeito de Ribeirão Claro, Geraldo Maurício Araújo (PV) foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Bacia do Paranapanema (G6). Marcos Antônio David, o "Pezão" e Sérgio Eduardo Emygdio de Faria, o "Doutor Sérgio" foram escolhidos para os cargos de vice-presidente e secretário, respectivamente. O grupo também aprovou a volta de Quatiguá ao consórcio, a mudança para o nome de G6 e os novos integrantes do Conselho Fiscal. A reunião aconteceu na última segunda-feira (7) na sede do G6, em Ribeirão Claro, com a participação do diretor-executivo do G6, Rômulo Ribeiro Santana.

Maurício foi eleito por aclamação pelos prefeitos dos municípios integrantes: Sérgio Eduardo Emygdio de Faria (Jacarezinho), Marcos Antônio David (Carlópolis), Pedro de Oliveira (Guapirama) e Sebastião Aparecido Lopes (Joaquim Távora). A experiência adquirida durante a primeira gestão à frente do consórcio e a facilidade de acesso à sede do G6 foram os principais argumentos para a escolha da chapa atual. Até a votação, o prefeito de Jacarezinho ocupava o cargo interinamente.

Segundo Doutor Sérgio, a bagagem acumulada em um ano e meio a frente do consórcio faz de Maurício o presidente ideal para conduzir o G6 nesse novo ciclo. "Ele tem acompanhado todo o processo de formalização, início das atividades e tem muita experiência", declarou. Para Pezão, a facilidade de logística e acesso à sede do G6 são outros motivos para a escolha do presidente. "O Maurício terá facilidade para assinar documentos e resolver eventuais problemas com rapidez", completou.

Entre as principais ações do G6 estão o apoio à fruticultura, pesca e melhoria de infraestrutura. A Linha da Saúde, considerado um dos principais projetos do consórcio, tem o objetivo de integrar o transporte de pacientes dos seis municípios participantes para centros médicos em Curitiba. O serviço de translado é feito diariamente e consomem uma fatia considerável do orçamentos dos municípios. Um ônibus de 48 lugares, uma Van para 16 pessoas e um carro serão usados no atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O ônibus sairá diariamente de Jacarezinho, passando por Ribeirão Claro, Carlópolis, Joaquim Távora, Quatiguá e Guapirama com destino a capital paranaense.

Os veículos já foram licitados pelo governo estadual, que garantiu uma verba de custeio mensal de R$ 20 mil. A contratação de uma Casa de Apoio, para hospedagem de pacientes que necessitem permanecer em Curitiba também está sendo providenciada pelo G6. Segundo o presidente do G6, os municípios terão uma grande redução nos gastos com saúde, após o início do projeto. "Será de grande ajuda, os seis municípios têm que mandar pacientes para Curitiba todos os dias e com o projeto Linha da Saúde em funcionamento vamos deixar de enviar apenas duas ou três pessoas e iniciar um novo modelo de transporte com economia, conforto e segurança", concluiu.