Gabinete

Publicado em: 04/01/2013 19:45 | Autor: Marcos Junior

G5 escolhe novo presidente e vota inclusão de município

O Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional da Bacia do Rio Paranapanema (G5) se reunirá na próxima segunda-feira, 7, às 9h30 para definir o novo presidente da entidade. O evento acontecerá na sede da entidade no centro de Ribeirão Claro.

Os municípios que compõem o G5 (Ribeirão Claro, Carlópolis, Joaquim Távora, Guapirama e Jacarezinho) também votarão na reunião a inclusão de Quatiguá no consórcio. O prefeito de Jacarezinho, Dr. Sérgio, já sinalizou que é favorável para a votação favorável. “Temos que nos unir para podermos trazer mais benefícios para a nossa região”, argumenta.

O prefeito de Quatiguá, Fernando Dolenz, destacou que por atuações políticas anteriores a cidade não foi incluída em nenhum consórcio. “Os governos estaduais e federais estão realizando vários programas, mas precisamos estar unidos e pela localização geográfica é importante sermos incluídos no G5”, argumenta.

Para o exercício de 2012 foi eleito como presidente o prefeito Geraldo Maurício, mas devido às eleições municipais ele passou o cargo para a ex-prefeita de Jacarezinho, Valentina Toneti.

Projetos

Um dos projetos mais importantes é o Linha da Saúde, um sistema de transporte de pacientes que precisam de encaminhamento para centro médicos de Londrina e Curitiba. Um ônibus específico para atendimento dos pacientes sairá diariamente de Jacarezinho, passando por Ribeirão Claro, Carlópolis, Joaquim Távora e Guapirama com destino a Curitiba. Os pacientes ganharão um meio de transporte mais confortável e com menos riscos de acidentes. O projeto foi aprovado pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná e a verba para implantação do projeto foi inserida no Orçamento Geral do Estado.

Com o objetivo de solucionar os problemas de logística no momento de distribuir a produção de pequenos agricultores, o G5 criou o projeto para a construção do Barracão de Processamento e Classificação de Frutas e Olericolas. A iniciativa conta com a parceria Associação dos Produtores de Carlópolis (APC). A liberação do recurso no valor de R$ 585 mil foi aprovada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e as obras serão iniciadas em breve, assim que processo licitatório seja concluído.