Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Publicado em: 04/01/2013 08:48 | Autor: Marcos Junior

Estradas rurais começam a passar por melhorias

Uma equipe da Prefeitura e várias máquinas já estão a todo vapor na manutenção, limpeza e criação de caixas de contenção na estrada rural do bairro “Água Feia” em Jacarezinho. O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, João Paulo Lima Carretero, esteve no local e acompanhou o trabalho.

“Realizamos um estudo inicial e já começamos na recuperação destas estradas. Alguns moradores reclamaram que o acesso à Água Feia não recebia atenção há mais de anos”, enfatiza João Paulo Carretero. O secretário também explicou que as caixas de contenção são importantes para que a estrada conserve a manutenção feita. “Com as chuvas, não teremos água empoçando em pontos da estrada e com isto dificultando a passagem dos moradores. É uma ação de prevenção”, ressalta.

O morador Antônio Bueno acompanhou as melhorias e destacou que já haviam sido feitos vários pedidos, mas nada de concreto realizado. “Quero agradecer ao Dr. Sérgio (prefeito) e o João Paulo (Secretário) que se empenharam nesta estrada que infelizmente estava esquecida há muitos anos”, argumenta. Ele realizava os preparativos para a celebração da missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida do bairro Água Feira. “Os moradores irão sentir a diferença na hora de vir na celebração, pois há estrada estava muito ruim”, complementa.

Projeto Estadual

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente também destacou que já está na expectativa do programa estadual “Patrulha do Campo” que deverá ser assinado nos próximos meses. Jacarezinho fará parte juntamente com mais quatro municípios (Carlópolis, Ribeirão Claro, Guapirama e Joaquim Távora) através do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Bacia do Paranapanema (G5).

O Programa visa, através de novas formas organizativas, consórcios intermunicipais, implantar um sistema de gestão de estradas rurais com a implementação e disseminação do conceito de adequação, readequação e manutenção das mesmas, de forma integrada as práticas conservacionistas, para que além de permitir a trafegabilidade durante, atue como instrumento de preservação dos recursos naturais, reduzindo os custos de manutenção e aumentando sua vida útil.

João Paulo Carretero destaca que serão realizados estudos onde tiverem os pontos mais críticos para intensificar o trabalho nas estradas rurais. “Temos mais de 500 quilômetros de estradas rurais. Poderemos dar um serviço de maior qualidade para as pessoas que precisam utilizar estes locais”, acrescenta.