Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 09/11/2012 12:05 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge/ Juliana Modotti | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Jacarezinho.

Primeira noite de apresentações do Fejacan reúne grande público

Com a casa lotada, aproximadamente 600 pessoas estiveram ontem, 08, no Cine Iguaçu de Jacarezinho, prestigiando a abertura oficial do Festival Jacarezinhense da Canção, Fejacan 2012. A realização do evento é do Sistema Fecomércio Sesc Senac e da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, e tem como objetivo oferecer espaço para a música local e trazer à região do Norte Pioneiro, músicos de todo o Brasil.

Este ano, o Fejacan recebeu 279 canções inscritas, de 16 estados brasileiros e 51 municípios diferentes. Dessas, 27 foram selecionadas, sendo que na primeira noite do Festival (ontem), 14 músicas foram apresentadas por 12 artistas. Para a noite desta sexta- feira, 09, estão programadas apresentações de 13 canções de 11 artitas, além do grande show de encerramento com o cantor e compositor Guilherme Arantes.

Para a prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, retomar o Fejacan, em parceria com o Sesc, trouxe de volta ao Município, a valorização da boa música brasileira,  através da diversidade de ritmos e culturas apresentados pelos artistas de diferentes regiões do país. As apresentações em formato de mostra foi definida visando a contemplação (e não a competição) de todos os estilos musicais propostos pelos inscritos. "Agradeço à toda equipe pela organização e agradeço ao Sesc pela parceria de sete anos para a realização do Fejacan. Com esse apoio, alcançamos o objetivo do Festival, que é trazer cultura e música para a nossa população", disse.

Para o gerente executivo do Serviço Social do Comércio, (Sesc) Jacarezinho e do Núcleo de Santo Antonio da Platina, Sérgio Tibúrcio, a primeira noite do Fejacan foi um sucesso e a expectativa é que hoje a casa fique lotada novamente. Ele destaca que um dos pontos fortes do Fejacan, são as novas perspectivas culturais e musicais apresentadas pelos artistas, que vêm de regiões muito distantes. "Com sua música, os artistas expressam suas culturas e suas influências regionais. Isso é muito interessante, pois o público do Fejacan, passa a ter a oportunidade de ampliar os olhares para a nova música brasileira. Para esta noite, teremos o encerramento com o Guilherme Arantes, mas tenho certeza que o público também vai adorar as músicas dos artistas selecionados", destacou.

O Fejacan começa a partir das 20h30, e a entrada é franca mediante apresentação do ingresso.

Guilherme Arantes

Aos cinco anos, Guilherme Arantes já tocava cavaquinho, e aos seis, aprendeu a tocar piano. Começou sua carreira como tecladista e vocalista da banda Moto Perpétuo, grupo de rock progressivo dos anos 70.

Ao fim da banda, Arantes escreveu a canção "Meu mundo e nada mais" que estourou e foi utilizada na trilha sonora da telenovela Anjo Mau. Daí para a frente foram 25 temas para telenovelas da Rede Globo, várias canções incluídas em especiais infantis, entre elas o tão famoso "Lindo balão azul", que o tornaria famoso nacionalmente, se tornando um ícone da música popular brasileira.

Foram também 32 coletâneas e 23 discos de carreira, incluindo clássicos. Gravou, ainda, em 2000 um disco com características New Age intitulado New classical piano solos, em que demonstra todo seu requinte pianístico, e que tem nos vocais a filha mais velha Marietta. Em 2001, gravou seu acústico, pela Sony Music, no Teatro Mars, em São Paulo, que lhe rendeu também um DVD ao vivo, naquele mesmo ano.

No momento, Guilherme Arantes viaja pelo Brasil com seu show, fruto ainda de seu 23º disco - Aprendiz - e que marcou, em 2003, seu retorno à gravadora Som Livre.

Esporadicamente, também, tem feito shows com Leila Pinheiro e outro com Flávio Venturini e convidados, tais como Vander Lee, e que, ao que tudo indica, muito em breve também será transformado em DVD.

Assim, nesses últimos trinta anos, Guilherme Arantes, que nunca negou sua eclética multiformação musical, de quem começou tocando chorinho aos quatro anos de idade, transitou do rock ao pop, do pop à MPB, da MPB a New Age, da New Age de volta a MPB com uma familiaridade de dar inveja a qualquer músico de primeiríssima linha do cenário mundial.