Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 26/10/2012 15:28 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Juliana Modotti | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura de Jacarezinho.

Palestra sobre TDAH reforça necessidade de políticas públicas voltadas ao tema

Políticas públicas, informação e capacitação. Estes são os principais fatores que, segundo o pediatra e neuropediatra Dr. Clay Brites, faltam para que professores e pais consigam identificar a doença TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) nas crianças que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem ou mal comportamento no âmbito escolar, familiar e social.

"Ter a informação e o conhecimento sobre o transtorno é o primeiro passo. Nenhuma equipe vai conseguir detectar adequadamente este problema nas crianças, se não for feito um trabalho baseado em informação fundamentada cientificamente. A formalização de políticas públicas com foco na disseminação da informação é fundamental para que as equipes que trabalham com essas crianças, estejam familiarizadas com os sinais para identificar o TDAH. Caso não ocorra, nós sempre vamos achar (e o "achismo" se torna uma bomba) que estas crianças são pessoas sem limites, sem regras, preguiçosas e que não se comprometem com nada, sendo que na verdade existe um transtorno que precisa ser tratado", afirmou.

Convidado pela equipe Multidisciplinar da Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura de Jacarezinho, o doutor promoveu uma palestra na noite desta quinta- feira, 25 no Cine Iguaçu, onde falou para aproximadamente 450 pessoas, entre professores, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes- sociais, acadêmicos e pais.

Durante sua fala, o neuropediatra ainda defendeu o uso de medicamentos como a Ritalina®, para o tratamento de pessoas que têm o TDAH. Segundo ele, a medicação associada a trabalhos multidisciplinares, como a psicoterapia comportamental, e se for o caso, fonoaudiólogos, psicopedagogos, entre outros profissionais, trazem ao paciente, uma melhor qualidade de vida.

"A medicação é apenas uma das várias estratégias. O diagnóstico deve ser multidisciplinar, e o tratamento também. É preciso agregar todos estes domínios de ação, pois o TDAH não é só um problema de saúde, mas também um problema de educação, serviço social e relacionamento familiar", explicou.

Durante a cerimônia de abertura do evento, a prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, citou algumas das diversas realizações desenvolvidas na área da educação, durante seus oito anos de gestão. Ela lembrou da instituição do Conselho Municipal da Educação, da organização do Sistema Municipal de Ensino, da reorganização da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e da implantação da Equipe Multidisciplinar.

"Através das profissionais das áreas de assistência ao educando, psicopedagogia, pedagogia e psicologia, essa equipe oferece um serviço novo em nosso Município. Os resultados podem ser testemunhados pelos pais e professores das crianças atendidas", disse.

Finalizando sua fala, a prefeita ainda agradeceu ao Dr. Clay Brites pela presença e pela disposição. "Somos muito gratos ao Dr. Clay, pela sua prestatividade ao nos atender sempre que o procuramos em busca da solução de problemas que não sabemos como resolver. Mesmo com a sua agenda lotada, o Dr. Clay nunca deixou de amparar uma família, ou uma criança da nossa rede de ensino que estivesse precisando de ajuda", concluiu.

O Dr. Clay Brites é pediatra e neuropediatra formado pela Santa Casa de São Paulo, e atende nos municípios de Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Londrina, Arapongas e São João do Ivaí. Também é vice- presidente da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil  (Abenepi/PR).