A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ismênia de Lima Peixoto, deverá ser contemplada no mês de novembro, com diversos instrumentos musicais, apropriados para a formação de uma fanfarra. Por isso, na manhã desta quarta-feira, 03, a Fanfarra Municipal de Jacarezinho, se apresentou na escola com o objetivo de mostrar aos estudantes, tudo o que esta prática envolve, desde a percepção musical, disciplina e coordenação motora até criatividade e determinação.
Segundo a diretora da escola, Patrícia Martoni, os instrumentos virão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e será utilizado durante as oficinas do período integral. "Vamos criar uma nova oficina, visando a formação de uma fanfarra dentro de nossa escola. Tenho certeza que com os instrumentos novinhos, e com todo esse incentivo, nossos alunos terão interesse de participar", ressaltou.
Dentre os 22 instrumentos que irão chegar, estão inclusos cornetas, surdos, bumbos, pratos, caixas de guerra e até um teclado eletrônico. "Nas oficinas, vamos verificar quais são os alunos com maior aptidão para determinados instrumentos. Com isso, teremos base para aplicar os ensinamentos fundamentais para a criação de uma fanfarra", disse.
Para o instrutor e presidente da Fanfarra Municipal, Luiz Henrique Hartmann, a iniciativa é importante pois visa não só a formação musical destas crianças, mas também a formação da cidadania. "A música transforma pessoas. Trabalhar em uma fanfarra significa fazer parte de uma equipe, por isso, devemos respeitar uns aos outros. Durante os ensaios, é preciso ter atenção e disciplina. Tudo isso colabora para a formação do adolescente, por isso, agradecemos muito pela oportunidade", destacou.
O prefeito de Jacarezinho em exercício, Beto Rocha, compareceu ao evento e acompanhou toda a apresentação. "É muito importante que os alunos recebam este incentivo dos membros da Fanfarra Municipal, podendo ainda tirar dúvidas e trocas idéias. Assim que os instrumentos chegarem, eles já terão a noção de como desenvolver os trabalhos", frisou.
Hoje, a Fanfarra Municipal de Jacarezinho é composta por 55 integrantes, entre meninos e meninas. Atualmente, a Emef Ismênia de Lima Peixoto conta com seis oficinas realizadas durante o período de Educação Integral, sendo elas as oficinas de letramento, recreação, informática, musicalização, capoeira e jogos lúdicos de matemática.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.