Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 03/10/2012 11:16 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Emef Ismênia de Lima Peixoto | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Fanfarra de Jacarezinho se apresenta para alunos da rede municipal

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ismênia de Lima Peixoto, deverá ser contemplada no mês de novembro, com diversos instrumentos musicais, apropriados para a formação de uma fanfarra. Por isso, na manhã desta quarta-feira, 03, a Fanfarra Municipal de Jacarezinho, se apresentou na escola com o objetivo de mostrar aos estudantes, tudo o que esta prática envolve, desde a percepção musical, disciplina e coordenação motora até criatividade e determinação.

Segundo a diretora da escola, Patrícia Martoni, os instrumentos virão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e será utilizado durante as oficinas do período integral. "Vamos criar uma nova oficina, visando a formação de uma fanfarra dentro de nossa escola. Tenho certeza que com os instrumentos novinhos, e com todo esse incentivo, nossos alunos terão interesse de participar", ressaltou.

Dentre os 22 instrumentos que irão chegar, estão inclusos cornetas, surdos, bumbos, pratos, caixas de guerra e até um teclado eletrônico. "Nas oficinas, vamos verificar quais são os alunos com maior aptidão para determinados instrumentos. Com isso, teremos base para aplicar os ensinamentos fundamentais para a criação de uma fanfarra", disse.

Para o instrutor e presidente da Fanfarra Municipal, Luiz Henrique Hartmann, a iniciativa é importante pois visa não só a formação musical destas crianças, mas também a formação da cidadania. "A música transforma pessoas. Trabalhar em uma fanfarra significa fazer parte de uma equipe, por isso, devemos respeitar uns aos outros. Durante os ensaios, é preciso ter atenção e disciplina. Tudo isso colabora para a formação do adolescente, por isso, agradecemos muito pela oportunidade", destacou.

O prefeito de Jacarezinho em exercício, Beto Rocha, compareceu ao evento e acompanhou toda a apresentação. "É muito importante que os alunos recebam este incentivo dos membros da Fanfarra Municipal, podendo ainda tirar dúvidas e trocas idéias. Assim que os instrumentos chegarem, eles já terão a noção de como desenvolver os trabalhos", frisou.

Hoje, a Fanfarra Municipal de Jacarezinho é composta por 55 integrantes, entre meninos e meninas. Atualmente, a Emef Ismênia de Lima Peixoto conta com seis oficinas realizadas durante o período de Educação Integral, sendo elas as oficinas de letramento, recreação, informática, musicalização, capoeira e jogos lúdicos de matemática.