Saúde

Publicado em: 27/09/2012 13:03 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Projeto “Garotos e Garotas” têm início na UBS do Parque Bela Vista

Na tarde da última quarta-feira, 24, cerca de 15 meninos, alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Arlindo Bessa Júnior, participaram de uma palestra com o tema "Educação Sexual", na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Bela Vista, através do projeto "Garotos e Garotas", promovido e desenvolvido pela equipe de saúde do bairro.

O objetivo é proporcionar uma integração entre a equipe de saúde e os estudantes, para que estes adolescentes adquiram, cada vez mais, conhecimento sobre assuntos considerados "delicados", ou de acesso limitado no âmbito familiar ou social.  Após apresentação da palestra, o tema é levado para a sala de aula, onde é discutido entre alunos e professores.

No primeiro encontro do projeto, além da questão sexual, foi falado sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência. Mais duas reuniões deverão acontecer até o fim do ano, abordando os temas "Higiene" e "Drogas".

Segundo a enfermeira responsável pela Unidade, Kelly Carvalho Soares, o projeto será desenvolvido nas últimas quartas e sextas-feiras do mês de outubro e novembro, com meninos e meninas em dias separados. "Trabalhamos com os meninos nas quartas e com as meninas nas sextas- feiras, evitando assim, possíveis constrangimentos. Desta forma, eles ficam mais a vontade para tirarem suas dúvidas. Neste primeiro encontro, a participação dos meninos foi muito boa, estamos satisfeitos com a adesão", afirmou.

A enfermeira disse também, que a partir de 2013, o projeto "Garotos e Garotas" terá início no começo do ano. "Nossa intenção é de iniciar os trabalhos a partir do mês de fevereiro e seguir até o final do ano, pois temos muitos temas relacionados à saúde e à cidadania que podemos trabalhar com os adolescentes do bairro, visando conhecimento e qualidade de vida para eles", frisou.

Para o secretário Municipal de saúde, João Luccas Thabet Venturini, as ações integradas entre a Secretaria Municipal da Educação, Saúde e Assistência Social, são muito importantes e trazem grandes benefícios no que diz respeito aos trabalhos desenvolvidos em prol da comunidade. "A escola não pode se limitar somente à formação profissional, assim como a Saúde não deve apenas auxiliar um paciente doente. É preciso desenvolver trabalhos de humanização. Com ações conjuntas como estas, alcançamos maior resultado para a formação de bons cidadãos, resultando na diminuição de problemas sociais", comentou.