Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 25/09/2012 16:57 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Divulgação | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

“Musica de Câmara” será nesta sexta-feira no CAT

Na próxima sexta-feira, 28, será realizado no Conjunto Amadores de Teatro (CAT), o evento Música de Câmara - Duo Eberhardt e Llerena, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), a partir das 20h, com entrada fraca.

O duo é composto pelos músicos Rosenete Eberhardt e Marcus Llerena, e o projeto apresenta uma antologia da música brasileira composta a partir do final do séc. XIX até nossos dias; uma pesquisa histórica revela pouco a pouco as importantes células musicais que deram origem à atual forma da Música Popular Brasileira através dos tempos.

O ouvinte percebe com curiosidade a transição estabelecida entre o singelo do antigo e a complexidade do moderno, não perdendo com isso o fio condutor que une a primeira música à última como um colar de contas, demonstrando uma variedade musical rica em melodias e harmonias genuinamente brasileiras.

Sobre o grupo

Rosenete e Marcus se conhecem desde o final de 2003, quando se apresentaram pela primeira vez, cantando músicas do folclore alemão na tradicional Festa das Flores de Joinville. Formação seresteira por excelência, o duo vem realizando intensa pesquisa de repertório que inclui transcrições da música clássica universal, como músicas originais escritas para a formação. A primeira pesquisa culminou em 2005 com o CD "Germânia", em homenagem aos 180 anos da Imigração Alemã no Brasil. Como concertistas participam de importantes séries de concertos no Brasil, em 2006, realizaram a primeira turnê por cinco países da Europa.

Os músicos

Rosenete Eberhardt: cantora e pianista, pedagoga e mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade, realizou seus estudos formais de música em Joinville - SC. Teve cursos de aperfeiçoamento com vários mestres de renome como Carol McDavit, Jacques Klein, Eudóxia de Barros, Osvaldo Lacerda, Ernani Aguiar, entre outros.

Desde 1978 trabalha na formação de corais em Joinville. De 2000 a 2003 trabalhou na Escola do teatro Bolshoi do Brasil como professora e pianista acompanhante. Em 2003 foi contemplada com o prêmio "Mérito Universitário Catarinense," com uma viagem de estudos para Espanha e Portugal.

Marcus Llerena: iniciou seus estudos de violão com Norberto Macedo em 1971 no RJ. Estudou com D. Áureo e Rocio Herrero na Espanha, Oscar Cáceres na França e em 1982, teve o privilégio de tocar para Andrés Segóvia em Nova Iorque.  Em seu currículo, constam importantes prêmios em concursos realizados no país. No exterior, conquistou os primeiros prêmios no Conservatório de Madrid, Sablé sur Sarthe e o prêmio Prèsence de la Musique, pela Fundação Yehudi Menuhin na França. Durante os oito anos, lecionou violão e música de câmera nos conservatórios de St. Leu d'Esserent, St. Maximim e Avilly St. Leonard na França.