Saúde

Publicado em: 19/09/2012 14:33 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Fotos: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Mutirão de combate à dengue será realizado em novembro

Na reunião do Comitê Intersetorial de Combate à Dengue, realizada na manhã desta quarta-feira, 19, no gabinete da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, foram discutidas as ações do Dia Nacional de Combate à Dengue ("Dia D"), que será realizado em Jacarezinho no dia 24 de novembro, através de um mutirão de limpeza, que deverá percorrer todos os bairros, assim como foi realizado no dia 19 de maio deste ano.

Segundo Ormezinda Vilella de Carvalho Pereira, diretora da Vigilância Sanitária do Município, serão necessários 17 caminhões para atender a todos os bairros da cidade durante o mutirão, por isso, o Comitê conta com o apoio de voluntários e parceiros. "Além dos caminhões da Prefeitura Municipal, sempre tivemos o apoio das empresas com doação de caminhões, colaborando para o sucesso da ação", frisou.

A diretora ressalta que o apoio da população e a participação de voluntários durante o mutirão é primordial para que o resultado seja positivo. Por isso, agentes de endemias e agentes comunitários, vão entregar panfletos informativos de como evitar a proliferação do mosquito da dengue, de casa em casa. Também será entregue um saco de lixo para que a população faça a limpeza de seus quintais e entreguem o material recolhido no dia do mutirão.

Terrenos sujos

Ainda durante a reunião, foram discutidas quais medidas serão tomadas pelas equipes da Vigilância Sanitária e Conservação Urbana, para a limpeza de três terrenos particulares, cuja sujeira tem trazido transtornos à população, além de ser um agravante no combate ao mosquito da dengue.

Os terrenos em questão estão localizados em diferentes bairros, sendo um na vila Rondon, um na vila Setti e outro no centro, ao lado da Delegacia Municipal. Segundo a procuradora geral do Município, Leana Baccon, neste último, os trabalhos de limpeza já estão sendo realizados pelas equipes de Conservação Urbana, além disso, ela garante que sobre o terreno da vila Rondon, a limpeza também já está programada.

Já sobre o terreno da Vila Setti, Leana explica que o caso está tendo complicações, uma vez que o proprietário não realiza a limpeza e não autoriza a entrada das equipes da Prefeitura Municipal para realizar os trabalhos. "Se for necessário, encaminharemos o caso ao Ministério Público e solicitaremos autorização judicial para entrarmos no local e realizarmos a limpeza", disse.

Essas ações de limpeza nos terrenos, além de contribuírem para a segurança dos moradores, uma vez que inibe a presença de bichos peçonhentos, entre outros animais indesejáveis, também é válida para que não fique água acumulada nos objetos, evitando assim, possíveis focos do mosquito da dengue.