Saúde

Publicado em: 29/08/2012 17:23 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti / Foto: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Vigilância Sanitária promove ações de combate ao fumo

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, membros do Departamento da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho, distribuíram diversos materiais de conscientização contra o uso do cigarro afim de promover a qualidade de vida. Para os fumantes, foram dadas orientações e dicas para deixar o vício.

Para a diretora da Vigilância Sanitária, Ormezinda Pereira, a ação foi estrategicamente pensada com o objetivo de atingir o maior número de pessoas possível. "Várias pessoas já passaram por aqui e levaram para casa alguns de nossos folhetos. Isso mostra que a informação sobre o cigarro ainda é muito importante no cotidiano de todos", considerou.

A diretora lembrou que em Jacarezinho, já aconteceram, por duas vezes, cursos para fumantes que queriam parar de fumar. "Nós tínhamos duas turmas, e através dos kits enviados e dos treinamentos que nossa equipe recebeu, conseguimos ajudar 50% dos participantes a deixarem o cigarro", comentou.

Segundo dados do Ministério da Saúde, existem cerca de 1 bilhão de fumantes no mundo e 10% de todas as causas de mortes são atribuídas ao tabagismo. O fumo é um importante fator que influencia no surgimento de doenças crônicas. Dentre elas, destacam-se os vários tipos de câncer, como o de boca, faringe, estômago e, principalmente, o de pulmão. Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. No Brasil, foi responsável por 20.622 mortes em 2008, sendo o tipo que mais fez vítimas.

Com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, em 1986, foi criado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, através da Lei Federal nº. 7.488.

No Paraná, medidas de prevenção ao uso de cigarros foram importantes para a conscientização. No dia 29 de setembro de 2009, foi criada a Lei Estadual nº 16.239 que proíbe o uso de cigarros, ou derivados do tabaco que produzam fumaça em ambientes de uso coletivo, públicos e privados.