Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Fumo, membros do Departamento da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Jacarezinho, distribuíram diversos materiais de conscientização contra o uso do cigarro afim de promover a qualidade de vida. Para os fumantes, foram dadas orientações e dicas para deixar o vício.
Para a diretora da Vigilância Sanitária, Ormezinda Pereira, a ação foi estrategicamente pensada com o objetivo de atingir o maior número de pessoas possível. "Várias pessoas já passaram por aqui e levaram para casa alguns de nossos folhetos. Isso mostra que a informação sobre o cigarro ainda é muito importante no cotidiano de todos", considerou.
A diretora lembrou que em Jacarezinho, já aconteceram, por duas vezes, cursos para fumantes que queriam parar de fumar. "Nós tínhamos duas turmas, e através dos kits enviados e dos treinamentos que nossa equipe recebeu, conseguimos ajudar 50% dos participantes a deixarem o cigarro", comentou.
Segundo dados do Ministério da Saúde, existem cerca de 1 bilhão de fumantes no mundo e 10% de todas as causas de mortes são atribuídas ao tabagismo. O fumo é um importante fator que influencia no surgimento de doenças crônicas. Dentre elas, destacam-se os vários tipos de câncer, como o de boca, faringe, estômago e, principalmente, o de pulmão. Em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. No Brasil, foi responsável por 20.622 mortes em 2008, sendo o tipo que mais fez vítimas.
Com o objetivo de reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, em 1986, foi criado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, através da Lei Federal nº. 7.488.
No Paraná, medidas de prevenção ao uso de cigarros foram importantes para a conscientização. No dia 29 de setembro de 2009, foi criada a Lei Estadual nº 16.239 que proíbe o uso de cigarros, ou derivados do tabaco que produzam fumaça em ambientes de uso coletivo, públicos e privados.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.