Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 29/08/2012 16:37 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Foto: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura Municipal de Jacarezinho

Aulas de informática são ministradas para jovens, adultos e idosos

Teve início as aulas de informática do Projeto "Nunca é tarde para sonhar e viver o sonho", da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes de Jacarezinho, que tem como objetivo garantir aos alunos da rede municipal da modalidade Ensino de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), seus direitos fundamentais e seu desenvolvimento integral, com vista na inclusão digital e na formação de cidadãos íntegros.

Idealizado pela professora Sônia Regina Alves, o Projeto é desenvolvido através de diversas parcerias, como a da professora Lucilena Rosa, e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), campus Jacarezinho, que cede uma sala de informática para a realização das aulas.

Outra parceria é a da professora Luciana Bessa Gonçalves Vieira, que atraiu os alunos para o curso. O Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Jacarezinho, também participa do Projeto, através dos estagiários que fazem o curso Técnico em Informática.  São eles: Washington Luís Barbosa Pereira Franco, Josiane Aparecida Camussi e Eduardo Carvalho, que sob a coordenação do professor Lafaiete Henrique Rosa Leme, auxiliam os alunos.

Para a aluna Aparecida Bento do Carmo, 48, as aulas de informática estão sendo muito importantes. "Estou achando as aulas muito boas e aos poucos estou entendendo tudo. Sou muito medrosa e às vezes fico perdida na frente do computador, sem saber onde posso mexer. Mas agora eu tenho alguém para me ajudar. Espero futuramente não ter estas dificuldades", comentou.

As aulas acontecem duas vezes por semana, sendo toda quarta e sexta-feira, das 14h às 17h. A sala de informática possui 16 computadores, onde os alunos trabalham sempre em dupla para que todos tenham acesso ao computador.

Hoje, 64 alunos participam do Projeto, e a expectativa é grande, pois apesar da dificuldade de entender o sistema e possuir alunos analfabetos na turma, estes professores têm um desafio muito além da informática, buscando também da integração social, a inclusão digital e uma melhor qualidade de vida para estes aprendizes.