O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável organizou nesta quarta-feira, 24, a I Conferência da Agricultura com vários temas na pauta para discussão.
A mesa de autoridades ficou composta pelo Vice Prefeito Beto Rocha que destacou em seu discurso a disposição da administração em oferecer ao agricultor familiar condições de produzir com garantia de uma boa venda de sua produção sem sofrer a intromissão de atravessadores.
Outro ponto importante destacado por Beto foi à união entre as entidades de classe na busca de viabilidades mais rápidas na liberação de recursos e capacitação do agricultor.
O Vereador Wilson Ferreira representou a Câmara Municipal de Vereadores acompanhado no evento pelo Vereador Macalé.
O Secretário Municipal de Agricultura, José Antonio Costa, ficou satisfeito com a participação de todos e falou da importância da união entre os produtores rurais.
\"Essa grande presença da comunidade rural na nossa 1ª conferência mostra o interesse de todos em buscar melhorias para as questões rurais de Jacarezinho\", destacou o secretário.
A presidente do CMDRS, Eliandra Moreira Ramos, fez a saudação e leitura do regimento da Conferência e passou a palavra ao Chefe da SEAB, Bruno Grandi, que falou das políticas do governo do estado para os agricultores.
Os grupos de discussão foram distribuídos por Rômulo Madureira Faria, Técnico da Emater, em três equipes que discutiram os seguintes temas: Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental, Organização dos Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável e a Qualidade de Vida no Meio Rural do Paraná.
Moradores de diversos bairros rurais como Ouro grande, Monjolinho, Água Feia, Oasis e Vila Rural estiveram presentes no teatro de arena da Cat onde aconteceu a conferência.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.