O Governo Federal, através da Superintendência do Patrimônio da União no Paraná, repassou a guarda provisória de imóvel da união da área do IBC II ao Movimento Nacional de Luta pela Moradia, de acordo com a portaria nº 193, de 30 de setembro de 2009.
Os coordenadores se reuniram com o Prefeito Beto Rocha e o engenheiro do município Edson Jackson, para receber algumas propostas de reestruturação do espaço, que esta abandonado a vários anos em virtude do alto custo de manutenção para reutilizar o espaço.
Outro aspecto que torna o IBC II inviável para sua ocupação por empresas é a necessidade de sua readequação, de acordo com as normas de combate a incêndio como colocação de hidrantes, impostas pelo Corpo de Bombeiros, além de uma nova rede de energia elétrica em toda a extensão do prédio.
Entre os pedidos feitos ao prefeito Beto Rocha, estão a colocação de um trasnformador de energia para restabelecimento da energia elétrica, religação da água, e a elaboração de um projeto que possa oportunizar a criação de moradias aliada a um trabalho de fomento a geração de emprego e renda.
O Coordenador Nacional do Movimento, Silvio José Gonçalves, falou da importância de utilizar de forma estratégica os mais de 96 mil m² de área disponível para atividades de habitação e projetos de viabilidade econômica.
O Prefeito Beto Rocha falou do interesse do município em dar uma finalidade adequada ao IBC, como forma de desenvolver também a área urbana de Jacarezinho, tendo em vista que o prédio está desativado a mais de 15 anos, sendo alvo de depredação e ponto de permanência para desocupados e usuários de drogas.
A Coordenadora Estadual do Movimento, Márcia Gomes de Oliveira, elogiou a forma como as propostas foram recebidas pela administração e se mostrou confiante em uma importante parceria com o município de Jacarezinho para criação de novas moradias e outros projetos de parceria econômica.
O Prefeito Beto Rocha estava acompanhado tambem da Secretária Municipal de Assistência Social, Eva Cristina ,do Secretário de Planejamento Nelson Paulino, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Nadia Cussolin e da Secretaria de Gabinete Maria Augusta Cássia de Aguiar Leite.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.