Geral

Publicado em: 23/08/2012 10:20 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Foto: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura Municipal de Jacarezinho

Jacarezinho possui pré- requisitos para construção do aeroporto

Nesta quarta-feira, dia 22, uma comitiva formada por profissionais ligados à regional Londrina do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-PR) esteve em Jacarezinho para entregar à prefeita Tina Toneti, o Estudo Básico de Desenvolvimento Municipal (EBDM) que aponta a viabilidade técnica para a construção de um aeroporto regional no município.

O documento foi desenvolvido pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEAANP); pela Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No estudo, a AEAANP, a Amunorpi e o Sebrae levantaram dados sobre o potencial da região de Jacarezinho, sua economia, população a ser beneficiada e também as distâncias dos municípios da região. A boa notícia é que todos os índices técnicos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foram superados.

Para a construção do aeroporto, é preciso que Jacarezinho esteja há um raio de 100 km de distância dos aeroportos de vôos regulares já existentes. Como o Município se encontra há 156 km de Londrina e 121 km de Marília (cidades que possuem aeroportos), conseguiu superar um dos pré- requisitos para a aprovação do projeto.

Outra exigência para a vinda do aeroporto é que a população regional seja de no mínimo, 800 mil habitantes. Segundo o Engenheiro Civil do CREA, Nilton Prado, tendo como base, 40 municípios do estado do Paraná e 37 do estado de São Paulo, este número chegou a aproximadamente um milhão e 100 mil habitantes.

Sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Município, foi constatado que a cidade se encontra em 3º lugar, ficando atrás das cidades de Cornélio Procópio e Sertaneja. Já sobre o Produto Interno Bruto (PIB), Jacarezinho se encontra em 2 º lugar na lista dos 40 municípios denotados dentro do raio de 100 Km.

Para a prefeita Tina Toneti, com o alcance de todos esses pré- requisitos técnicos, e com o bom resultado do EBDM, a próxima etapa é receber do CREA/PR, o Estudo Técnico Definitivo, para que seja incluso no Plano Diretor Aeroviário do Estado. Após isso, o estudo também será enviado ao Ministério da Aviação Civil, como material de subsídio para apontar a viabilidade da implantação do terminal em Jacarezinho.

"Com o nosso estudo técnico bem embasado e estando inserido no Plano Diretor Aeroviário do Paraná, acredito que tanto o ministro quanto a presidenta irão aprovar a vinda do aeroporto regional em benefício do desenvolvimento econômico de Jacarezinho", disse.