Profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA-PR) estiveram na manhã desta quarta-feira, 21, em Jacarezinho para realizar a entrega do Estudo Básico de Desenvolvimento Municipal (EBDM) para os vereadores da cidade que aponta a viabilidade técnica para a construção de um aeroporto no município.
O gerente regional do CREA, Edgar Tsuzuki, e o representante da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Norte Pioneiro (AEAANP) explicaram que os estudos são focados no desenvolvimento dos municípios, nos quais os profissionais do CREA-PR em parceria com entidades de classe formulam diagnósticos práticos apresentados aos gestores públicos apontando caminhos a serem trilhados.
Durante a entrega do documento aos vereadores eles destacaram que o Governo Federal irá lançar um Programa de Aviação Regional que vai apoiar a construção de aeroportos regionais num raio máximo de 100 km de distância. "Este aeroporto irá beneficiar todo o Norte Pioneiro e até mesmo o Sudoeste Paulista, cidades como Assis e Ourinhos entram como beneficiadas neste estudo", enfatiza Edgar Tsuzuki. Segundo os profissionais do CREA existem três áreas que podem servir para o Aeroporto, que necessita de pelo menos 12 alqueires, mas o mais indicado é uma antiga pista de pouso na Usina de Jacarezinho por não existir edificações próximas.
Wendy Comunicações.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.