Geral

Publicado em: 23/08/2012 10:15 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Foto: Alfredo Jorge | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura Municipal de Jacarezinho

Escolas Municipais são reconhecidas pelo ótimo resultado no Ideb 2011

Para homenagear as escolas da rede municipal de ensino pelo ótimo desempenho apresentado na pesquisa do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) 2011, a prefeita de Jacarezinho Tina Toneti enviou a cada uma das nove Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) que participaram da avaliação, um Diploma de Honra ao Mérito, acompanhado de um Ofício congratulando alunos, professores e colaboradores.

Para a prefeita Tina e para a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Laura Lemos Gomes do Amaral, a boa colocação dos alunos é o resultado de anos de incentivo e melhorias na educação municipal. Através de várias ações realizadas desde 2005, como a substituição de creches por Escolas Municipais de Ensino Infantil, alterações na metodologia de ensino, eliminação da aprovação automática, entre outras, o Município conseguiu transformar a realidade de muitas crianças.

No Ofício entregue às Escolas, os dizeres da prefeita e da secretária relatam essa mudança: "Nesta avaliação, nossos pequenos alunos do 5º ano provaram que as escolas mantidas pelo Município fizeram o que muitos disseram que não poderíamos fazer. Essa é uma luta que traz pouco sono, pouco dinheiro e muito sacrifício, mas com certeza, daqui a vários anos, quando tivermos realizado as mudanças em que acreditamos, olharemos para trás com orgulho e saberemos que esse foi o momento em que tudo começou".

No âmbito municipal, dentre as escolas que mais se destacaram, encontra-se em primeiro lugar, a Emef Profª Vera Cecília Lamim, que atingiu a nota de 6,3, média projetada pelo Ministério da Educação (MEC) apenas para 2021. Em segundo lugar, está a Emef Prof. Arlindo Bessa Júnior, com a mesma nota, 6,3, porém neste caso, a meta para 2021 era de 5,0, portanto está 1,3 pontos acima da média esperada para daqui 10 anos. Em terceiro lugar encontra-se a Emef Prof. Johann Probst, que também ultrapassou a meta do MEC, alcançando a média de 5,6, sendo que a expectativa para 2021 era de 5,4.

Em quarto e quinto lugares encontram-se, respectivamente, a Emef Dr. João de Aguiar, com a média de 5,5, sendo que o esperado para 2021 era a nota de 5,2 e a Emef Profª Ismênia de Lima Peixoto, que alcançou a média de 5,0, superando a meta de 2021, que era de 4,5.

O sexto lugar ficou para a Emef Maria Tereza de Andrade Quevedo, quando os alunos alcançaram a média de 4,9, ultrapassando o esperado somente para 2019 (4,8). O sétimo lugar foi para a Emef Ruth Pimentel Rocha, que com a média de 4,9 também ultrapassou o esperado para 2019 (4,7). O oitavo e o nono lugar foram para as Emef's Profª Dina Teresa da Silva, que obteve a média de 4,8 atingindo a expectativa somente para 2017 e a Prof. Silvestre Marques, que com a média de 4,5 se enquadrou no esperado para somente 2019.

A prova foi realizada em novembro do ano passado e por isso, os alunos da Emef Prof. Renato Azzolini, inaugurada este ano, não participaram da avaliação.

A secretária de Educação destacou que o desempate entre escolas com média igual foi feito considerando as notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática. "Nossos alunos tiveram um ótimo desempenho nestas duas matérias, mas principalmente em Matemática", disse.

Abaixo, as escolas homenageadas pela prefeita, relacionadas por ordem de classificação:

CLAS-

SIFICA