Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 23/08/2012 07:50 | Fonte/Agência: Texto: Juliana Modotti/ Foto: Divulgação | Autor: Departamento de Comunicação/ Prefeitura Municipal de Jacarezinho

“17x Nelson- Se não for eterno não é amor” relembra grandes obras do dramaturgo

17x Nelson. Literalmente, assim se resume a noite desta terça-feira, 21, no Conjunto Amadores de Teatro (CAT) de Jacarezinho. A platéia estava ansiosa para acompanhar a apresentação da Sinal Vermelho Produções Culturais, de São Paulo, por trazer em seu enredo um aglomerado das 17 peças  do maior dramaturgo do Brasil, Nelson Rodrigues. Com certeza uma das noites mais esperadas dentro do Encena 2012, devido à alusão às obras rodriguianas, que muito contribuíram para o teatro nacional. Se vivo estivesse, Nelson Rodrigues completaria 100 anos amanhã, 23.

Para o espetáculo, onze atores vivenciaram 50 personagens, lançando-se através de um épico, por uma aventura que tem como ponto de vista o núcleo familiar, seus confortos e neuroses. Apresentadas de forma cronológica conforme seus lançamentos, as 17 peças do autor foram trabalhadas de forma curta, porém intensa, com cenas de amor, ódio, morte, traição, entre outras características de Nelson Rodrigues.

As cenas também exploravam o núcleo familiar, seus confortos e neuroses, tendo como ponto de partida a morte de Roberto Rodrigues, irmão do dramaturgo, assassinado por uma leitora de jornal do pai deles. Suas peças são ecos do grito do irmão e toda sua obra foi calcada no sentimento de amor e finitude humana.

Encena hoje

Para esta noite, o Encena traz o Grupo  Delírio  Cia.  de  Teatro, de     Curitiba, com a peça "Kafka", a partir das 20h30, no CAT.

Sinopse: Uma Vigília toma como ponto de partida um pensamento de Franz Kafka, segundo o qual, os artistas têm como função "vigiar" o sono, aparentemente tranqüilo da humanidade. Alguns contos clássicos do grande autor tcheco fazem a dramaturgia: "À Noite", "O Abutre", "Uma Pequena Fábula", "As árvores" e "A Toupeira".