Publicado em: 15/09/2009 10:00 | Fonte/Agência: D.Com. | Autor: welk Daniel

Dados Gerais Sobre a Gripe A em Jacarezinho

De acordo com o 58º Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado nessa sexta-feira (11), o número total de situações da nova gripe no estado chegou a 8.236. O número significa aumento de 20% no número de confirmações em relação ao último boletim divulgado na quarta-feira (9), quando eram 6.889 casos da doença no estado.

O novo boletim confirmou três novos óbitos por causa de complicações da gripe suína no Paraná. Ao todo, 220 pessoas morreram no estado em decorrência da doença.
Segundo a Sesa, o crescimento do número de confirmações é devido ao fato de que o Paraná tem um laboratório próprio para fazer os exames, o Lacen, que tem capacidade para dar os resultados com mais rapidez, do que em outros estados.  Além disso, novos casos da doença também são confirmados por critérios clínico-epidemiológicos. Ou seja, uma pessoa em contato com alguém que contraiu a nova gripe e apresentar os sintomas, será confirmada como um caso da gripe A H1N1 no Paraná.

A regional de saúde de Curitiba tem 3.505 casos confirmados da doença.  Na seqüência aparecem as regionais de Cascavel (623 casos), Cornélio Procópio (613), Francisco Beltrão (547), Jacarezinho (392) e Londrina (382).
Curitiba teve 75 óbitos confirmados por complicações da doença do total de 200. Em seguida, as regionais com maior número de mortes são a de Cascavel (20 óbitos), Foz do Iguaçu (18), Maringá (15), Londrina (11) e Toledo (11).
Segundo os dados da Sesa, 56% das vítimas eram do sexo feminino e 44% eram do sexo masculino.

Dados em Jacarezinho:

Até o dia 11/09, foram registrados:
•    227 casos confirmados (33 casos por confirmação laboratorial e 204 por critérios clínicos e Epidemiológicos**)
•    116 pacientes em monitoramento domiciliar
•    04 pacientes internados na Santa Casa e em Hospitais da Região
•    103 pacientes que já receberam alta e já retornaram as suas atividades
•    02 óbitos
Praticamente, 80% dos casos contabilizados surgiram a partir do dia 28/08, indicando um agravamento da epidemia. No momento, todos os pacientes monitorados apresentam bom prognóstico de recuperação.

Surto de Gripe em escolas:

A atenção da Secretaria de Saúde será intensificada nas escolas onde tem se observado alguns surtos de Gripe, contudo, não há motivo de preocupação para os pais. Conforme ficou acordado entre a Prefeita e o Secretário de Estado da Saúde Dr. Gilberto Martin, as medidas de controle nas escolas serão pontuais. Foi constituída uma comissão com representantes da Secretaria Municipal, da 19ª Regional de Saúde e Núcleo de Educação, que acompanhará todos os casos de Surto nas escolas e outras instituições.